Manter a manutenção da sua rede elétrica em dia é fundamental para o bom funcionamento dos eletrodomésticos e até mesmo garantir a segurança de outros, afinal um curto-circuito pode causar grandes estragos. Pensando nisso, a Net Elétrica desenvolveu esse artigo trazendo cinco dicas de como identificar possíveis problemas na sua rede elétrica, confira:

1) Cheiro de queimado

Sentiu cheiro de queimado ou ouviu algum estouro? Provavelmente é um curto-circuito da rede elétrica. Eles podem ser bastante perigosos, principalmente quando são percebidos sinais de fumaça e derretimento dos cabos.

Para evitar um curto-circuito é importante verificar se existem possíveis ligações elétricas mal feitas ou se há desgastes do material isolante. Todos os condutores devem estar devidamente encapados.

2)  Choques

Levou um choque ao plugar um aparelho na tomada ou ligar o chuveiro elétrico? Cuidado, eles podem representar um sério risco para você e sua família!

Quando choques acontecem, são um sinal de que algum sistema na sua rede elétrica está falhando, podendo ser um problema de aterramento ou de fios desencapados.

Mantenha todos os fios e os condutores da rede elétrica devidamente encapados. Nunca toque em fios desencapados com a energia elétrica ligada e sem equipamentos de proteção.

Evite que as crianças toquem nas tomadas ou insiram objetos metálicos como chaves e talheres, colocando protetores plásticos nas tomadas.

3)  Aquecimento das tomadas

Se as tomadas, fios ou interruptores estão aquecendo, pode ser sinal de uma sobrecarga na rede elétrica. A instalação provavelmente não é a adequada para os aparelhos conectados.

Percebendo qualquer sinal de aquecimento nas tomadas o mais indicado é chamar um eletricista para identificar a origem do problema e refazer a instalação elétrica, caso seja necessário.

Opte sempre por materiais de qualidade na instalação de sua rede elétrica, com Tomadas e Interruptores (https://www.neteletrica.com.br/categoria/eletrica/tomadas-e-interruptores) adequados às normas de segurança do Inmetro, assim como Fitas Isolantes (https://www.neteletrica.com.br/categoria/eletrica/fitas-isolantes) e demais componentes.

4)  Quedas de energia repentinas

Quedas de energia repentinas e desligamento dos disjuntores sem explicação? A sua rede pode estar com uma sobrecarga, ou seja, há mais equipamentos do que ela suporta em uso!

É fundamental dimensionar a rede elétrica de forma adequada, principalmente para ambientes como o banheiro e a cozinha, onde são usados equipamentos mais potentes, como chuveiros, secadores de cabelo, fornos de micro-ondas e fornos elétricos.