O que você precisa para conquistar o jardim dos seus sonhos? Uma equipe de profissionais qualificados? Um caminhão de dinheiro? Talvez, mas existem outros caminhos mais simples.

Muitas pessoas não estão cientes do que podem fazer, sozinhas, para cuidar e até melhorar o seu jardim. Com as ferramentas de jardim apropriadas, pode-se obter um resultado incrível e sem muitos gastos.

Todo jardineiro sabe a importância das boas ferramentas para a manutenção de um jardim. São elas que, no fim, podem transformar o seu pátio em um espaço diferenciado.

Como você deve saber, não existe apenas uma ferramenta, mas um conjunto que atende às mais diversas necessidades. Como saber quais e quantas ferramentas você precisa para o seu jardim?

Isso depende do seu espaço, do tipo de plantas que existem nele e do seu objetivo para um futuro próximo. Sabendo disso, fica muito mais fácil cuidar melhor do seu jardim.

Aqui, vamos entender algumas ferramentas e suas utilizações, muito além dos básicos tesoura de poda, regador e pá. Antes de listarmos esses importantes utensílios, porém, precisamos falar de um assunto crucial: proteção.

Antes de tudo, aposte em equipamentos de proteção

Cuidar do jardim não significa negligenciar o seu corpo ou mesmo colocar-se em situações de risco. Se o seu objetivo é desenvolver um bom serviço de jardinagem, é importante ter paciência, dedicação, as ferramentas certas e, é claro, segurança.

Não necessariamente você vai passar por apertos graves, mas é natural exista algum risco ao utilizarmos ferramentas como tesouras, pulverizadores, serrotes, carrinho de mão, entre tantos outros. Todo cuidado é pouco!

Por isso, antes de realizar qualquer função no seu jardim, pense com carinho nos equipamentos de autoproteção. Entre eles, existem luvas, óculos, avental e bota, compondo um conjunto básico.

Também é importante lembrar da ação do sol, que em algumas proporções pode ser prejudicial. Protetor solar é indispensável, ainda mais considerando que você pode passar um bom tempo exposto aos raios solares.

Tais equipamentos não são difíceis de encontrar, facilmente ofertados em mercados e lojas especializadas em jardinagem. Com uma boa pesquisa, também é possível encontrar preços bem camaradas.

Lembre-se de que a qualidade das ferramentas é essencial para um bom acabamento. Além disso, saber que a ferramenta é de qualidade aumenta sua segurança, evitando acidentes.

As ferramentas essenciais para cuidar do seu jardim

É claro que todo jardim traz suas demandas e peculiaridades, mas isso não significa que não existem algumas ferramentas em comum, encontradas em diferentes circunstâncias.

Neste artigo, vamos focar nessas, que garantem um bom resultado para manter seu jardim sempre em dia, atendendo aos mais variados objetivos.

Acompanhe a nossa lista!

Aparador de grama

Quando falamos em jardim, logo pensamos em gramado. Mas não qualquer gramado: aquela grama verde, sadia, bonita de se ver. Grama alta e irregular pode trazer uma aparência de abandono para o seu jardim.

Portanto, para mantê-lo sempre bonito e bem cuidado, um aparador de grama de qualidade é indispensável. Existem modelos diferentes, um para cada cliente e sua necessidade.

Você pode optar pelas linhas manuais, ou mesmo motorizadas, indicadas para perímetros maiores. Para saber qual é o melhor aparador, basta analisar bem a sua demanda.

Ancinhos

Também, ao falar em jardim, consideramos a existência de diversas plantas. O ancinho é um aliado na hora de limpar essas áreas, trazendo também duas especificidades para cada modelo.

Existem aqueles especialmente feitos para jardins maiores, que são as vassouras de jardim. Por outro lado, áreas pequenas se beneficiam de um bom ancinho de três dentes.

Ancinhos precisam ser resistentes, independente do modelo. Isso porque sua função é remover os rastros de folhas secas e terra, que por vezes podem pesar o trabalho do mesmo.

Se o seu jardim tem muita grama ou árvores espalhadas pela área, certamente um ancinho será bem útil. Os ancinhos conseguem descompactar, limpar e arar o solo nessas áreas.

Mangueira e Irrigadores

Toda pessoa que aprecia o seu jardim quer ver suas plantas e flores crescendo de forma saudável e continuamente. Para isso, uma mangueira com irrigador é o mais indicado. Mas qual escolher?

O irrigador é capaz de atingir um vasto perímetro em seu jardim, regando simultaneamente todo o gramado, plantas e flores. Ele deve ser utilizado junto à uma mangueira de boa qualidade. O importante é ter em mente que sem essa importante ferramenta, o seu espaço verde não vai crescer.

 

Pulverizador

Falando em plantas, outro ponto importante é pensar nos adubos. O pulverizador serve para adubar e tratar as suas plantas, garantindo crescimento saudável e aquele resultado mais bonito para o seu pátio.

Porém há dois tipos: o pulverizador de mão e o pulverizador costal, ambos aplicam tanto adubo quanto outros elementos de proteção à pragas. Qual a vantagem de um pulverizador, afinal?

Ele evita desperdícios ao direcionar apenas para a área interna do jardim e seus pontos específicos, evitando também que se espalhe em outros locais.

 

Pás, Enxadas e Vassouras de Grama

Ferramentas básicas para qualquer jardim, as pás, enxadas e vassouras de grama podem ter diversas utilidades. Elas servem para transplantar torrões de terra, cavar e alinhar o solo, por exemplo, sem que se perca o substrato nutricional da planta.

A pá também é importante na hora de abrir as covas antes de plantar as sementes. Montar vasos para novas mudas também é facilitado com a ajuda das pás.

A enxada é respondável por todo o manuseio da preparação da terra para receber a s sementes ou mudas transplantadas.

Já a vassoura de grama é responsável para nivelar e remover objetos que estejam no solo, até mesmo para recolher folhas caídas quando o seu jardim estiver radiante!

Quanto ao tamanho das pás, isso também depende de dois fatores: o tipo de plana e o tamanho do seu jardim. Com essa informação, fica mais fácil saber a melhor pá para o seu espaço personalizado.

As pás e enxadas mais resistentes são normalmente feitas de aço, enquanto as mais leves são de alumínio com cabos de madeira ou mesmo plástico de fácil manuseio.

As estreitas servem melhor para zonas mais apertadas, reduzidas, onde elas diminuem os riscos de danificar as plantas da proximidade. Por isso, também é mais adequado para fazer furos profundos.

Tesoura de poda

Poucas coisas refletem a relação de cuidado com um jardim como o processo de poda. É um momento contemplativo, mas também importante para a manutenção do espaço verde.

Através desse processo, retira-se os galhos secos e folhas antigas para possibilitar o crescimento de novos. Existem, porém, formas de tornar esse trabalho mais preciso, rápido e prazeroso: com a ajuda da tesoura de poda.

Para não danificar as folhagens, fique atento: flores e árvores têm necessidades diferentes. É preciso uma tesoura para cada situação: remover folhas e flores secas e aparar arbustos e árvores.

Existe, também, outra opção: a tesoura corta-relva. Quando é preciso lidar com relvas em zonas onde a máquina de cortar não chega, estas tesouras revelam-se extremamente práticas.

 

Alvião

Às vezes é preciso cavar em lugar de acesso dificuldade. Neste caso, opte por um bom alvião. Em um dos lados, o sacho lembra uma pequena enxada, enquanto do outro ele apresenta duas pontas finas.

Útil e versátil, é outra ferramenta indispensável para o seu jardim. Você consegue, com ele, perfurar áreas e remover raízes, além de desterrar o solo e afastar ervas daninhas, folhas e outras folhagens.