Quando você pensa em conforto e sofisticação, a primeira coisa que vem à sua cabeça pode não ser iluminação e tipos de lâmpada. Mas pode ter certeza que esses elementos influenciam muito o seu ambiente residencial.
Existe uma lâmpada mais apropriada para cada lugar da casa, dependendo da função e espaço do cômodo. Isso não tem a ver somente com a iluminação de fato: dependendo da cor, temperatura e projeto de iluminação, sua sala ou quarto podem transmitir sensações incríveis.

Além disso, as diferentes características das lâmpadas podem ajudar a sua
decoração a brilhar. Quer aprender mais sobre como escolher o melhor tipo de lâmpada para os ambientes da sua casa? Fique conosco e leia sobre isso a seguir.

Primeiro, procure o equilíbrio na iluminação

Antes de conhecermos os estilos mais apropriados de iluminação, é interessante lembrar que tudo varia conforme a necessidade de luz de cada cômodo.
O ideal é sempre prezar pela luz natural, que traz mais naturalidade aos ambientes. Além disso, o sol é importante para nossa saúde e sustentabilidade.
Contudo, você com certeza vai precisar de uma iluminação quase constante nos diferentes cômodos. Por isso, podemos pensar em alguns parâmetros básicos na hora de iluminar a casa:
● A cozinha precisa de bastante luz e também de uma iluminação mais aconchegante para o fim do dia;
● O quarto necessita de iluminação suave, muitas vezes indireta;
● Na sala de estar e jantar, pode se procurar uma iluminação estratégica e sofisticada,
ou então mais suave e familiar;
● No escritório, é interessante alguns focos de luz pontuais;
● Nos ambientes de leitura, a luz deve ser funcional e suave;
● No jardim, a iluminação precisa ser funcional e auxiliar a visibilidade, além de destacar os pontos fortes do local.
Essas dicas irão depender, claro, do projeto de iluminação do seu ambiente. Mas se você mesmo fizer o planejamento, leve em consideração essas questões.

Quando for escolher a lâmpada, lembre-se também de analisar o formato desejado e na economia de energia. Algumas lâmpadas consomem muito menos, ajudando o seu bolso e o planeta.

Tipos de lâmpadas para a casa: amareladas,
brancas e azuladas

Todos os tipos de lâmpadas emitem calor. Porém, uma emitem mais e outras menos, consumindo menos ou mais energia e emitindo uma certa tonalidade. A ideia básica é: quanto menos calor, mais eficiência.
Além disso, as tonalidades das lâmpadas são diferentes e divididas entre frias, quentes e esbranquiçadas. Isso é baseado na temperatura em Kelvin emitida pela lâmpada: quanto mais alta a temperatura Kelvin, mais fria será a lâmpada.
Isso emite uma tonalidade mais azulada, em contraste com a mais amarelada, que tem uma temperatura mais baixa. A nossa percepção da tonalidade é quase a oposta, onde algo mais “quente” e aconchegante nos remete à tonalidade mais amarelada. Enquanto isso, as tonalidades brancas e azuis são mais energizantes e ativas.
Ao mesmo tempo que essa diferença de percepção não é uma regra, alguns ambientes da nossa casa se beneficiam dessas sensações.
As lâmpadas amareladas mais comuns são as incandescentes. Esse tipo de lâmpada pode ser mais barata, mas consome mais energia e sua vida útil é curta (geralmente apenas 1 ano).
As lâmpadas frias, que emitem uma tonalidade mais branca e neutra, são normalmente fluorescentes ou de LED. As fluorescentes consomem menos energia, mas as lâmpadas LED ganham destaque por sua economia 40 vezes maior do que as incandescentes e vida útil longa.
Além disso, as lâmpadas LED podem emitir milhares de tons possíveis, já que possui muitas versões de tonalidade – inclusive amareladas, azuladas e até mesmo coloridas.
Contudo, a mais comum para residências e locais de trabalho é a LED que emite um tom branco-suave ou branco quente. As luzes azuladas não são muito comuns no ambiente residencial, que utiliza mais esses dois outros tipos de tonalidades.

Agora que você conhece os principais diferentes tipos de lâmpada, saiba mais sobre como beneficiar os diferentes cômodos da sua casa com elas.

As lâmpadas ideais para cada ambiente

Como regra geral, uma luz mais amarelada traz uma sensação relaxante e familiar, enquanto a branca é mais estimulante e ilumina o ambiente de modo mais eficiente.
Portanto, lâmpadas amareladas funcionam bem em salas de estar, jantar, quartos e bibliotecas. As brancas e neutras funcionam bem para banheiros, cozinhas e escritórios, por exemplo.
Quando você for combinar a iluminação do ambiente, leve em consideração as cores do local. Isso irá harmonizar o cômodo ainda mais. Confira mais dicas a seguir:

Salas de estar e jantar

Uma iluminação mais difusa e suave pode ser ideal para essas áreas. Por isso, luzes amareladas podem ser ideais.
Focos de luz também funcionam bem para não sobrecarregar o ambiente e deixar tudo mais aconchegante.

Cozinha

A cozinha necessita de bastante iluminação, portanto, aposte nas luzes neutras que iluminam melhor. Além disso, é bom ter pelo menos uma fonte de luz natural para o dia-a-dia.

Quartos

Para ajudar na hora de relaxar e dormir, a iluminação se beneficia de lâmpadas amareladas ou com focos de luz. Isso pode significar fontes de luz indireta, como em sancas e nichos.
As lâmpadas amareladas também auxiliam nossos olhos a enxergarem a real cor dos objetos. Portanto, aposte numa paleta de cores relaxante e calma para esse ambiente.

Quartos

As luzes desses cômodos podem ficar no âmbito neutro e esbranquiçado, pois banheiros e lavabos pedem iluminação eficiente. Contudo, se o seu banheiro tiver um planejamento mais íntimo, pode ser interessante apostar em focos de luz amarelada.

Escritório

Neste local, a eficiência impera. Portanto, use lâmpadas esbranquiçadas para dar aquela energizada no ambiente e facilitar as longas horas de home office.
Um planejamento de iluminação indireta também funciona como auxiliar no local de trabalho.

Ambientes de leitura

Normalmente, aquele lugar com estantes e poltronas são ambientes de conforto e lazer. Por isso, lâmpadas amareladas podem ajudar a enxergar melhor as páginas de livros e ainda assim trazer aquela sensação de aconchego.

Áreas externas

Nos jardins e fachadas, pode ser interessante apostar em lâmpadas halógenas ou de LED,pois consomem menos energia e são mais vibrantes. Além disso, a iluminação externa normalmente necessita de mais potência, para ajudar na movimentação noturna.
Aposte na iluminação de contornos (como ao lado de paralelepídeos e cercas) ou mesmo focos de luz potente para destacar alguns pontos do terreno.