Na hora de tomar banho, não vá achando que chuveiro é tudo igual. Com tantas opções disponíveis no mercado, pode até ficar confuso no começo para entender as diferenças e a melhor opção para o seu objetivo.

Mas o assunto é muito mais fácil do que parece. Chuveiros elétricos, híbridos ou duchas? Você sabe qual se enquadra melhor às suas necessidades? Entenda as diferenças entre eles para você escolher o melhor chuveiro para o seu banheiro.

Qual é o mais econômico?

Sabe-se que o brasileiro é um povo muito ligado em banho. Estamos acima da média de muitos países. Em regiões quentes, então, não é incomum que as pessoas tomem dois e até três banhos no mesmo dia.

Considerando essa realidade, naturalmente o fator econômico pode ser decisivo na hora de escolher um chuveiro (embora não seja o único). Quanto a isso, existem algumas informações a serem consideradas.

Os chuveiros e as duchas tem seus lados positivos e negativos nesse quesito. Os modelos elétricos sabidamente tem um consumo maior de energia. Por outro lado, os demais, devido a uma potência maior, acarretam em um alto consumo de água.

Contudo, é importante saber que, independentemente do modelo escolhido, a fiação e o disjuntor devem estar de acordo com as indicações do fabricantes. Assim, você evita sobrecargas e incêndios.

Podemos compreender que a questão de escolher o chuveiro ideal é um pouco mais complexa e vale aqui o bom senso. Enquanto alguns priorizam o consumo elétrico, outros acabam levando a maior utilização de água. Independente do modelo, o ideal é evitar desperdícios, é claro.

Sabendo disso, vamos entender melhor as demais diferenças entre chuveiros elétricos, duchas e chuveiros híbridos.

As diferenças entre chuveiros elétrico, híbridos e duchas

Entre chuveiros e duchas, a principal diferença está na forma como a água cai e sua temperatura. Enquanto nos chuveiros a água cai em sentido vertical (a pressão e intensidade são menores), a ducha “espalha” a água (e tem maior vazão).

De qualquer forma, o principal fator está no aquecimento. A ducha não esquenta a água – o aquecimento se dá por outras vias, como um aquecedor a gás, por exemplo. Os chuveiros elétricos, por conta da corrente elétrica que passa por ele, já aquece a água em seu interior.

É aí que entra uma terceira opção: os chuveiros híbridos. Ele já traz opção solar e elétrica para providenciar aquecimento, uma para cada ocasião. Quer entender melhor cada uma dessas opções? Vamos ver a seguir!

Chuveiro elétrico

Famoso pela sua facilidade de instalação, o chuveiro elétrico precisa apenas de um ponto de energia elétrica próximo à saída de água. Pronto: é água quente todos os dias. Só é preciso ficar atento aos riscos.

Um deles é ficar sem água quente quando faltar luz, por exemplo. Também há o risco de queimar a resistência, o que leva ao mesmo resultado. Tomando os devidos cuidados, essa é uma opção prática e eficiente para tomar aquele banho quente sem estresse.

Existem dois tipos de chuveiro elétrico para você considerar:

Modelo eletrônico

Aqui você pode regular gradualmente o aquecimento da água sem a necessidade de desligar o aparelho. Ele conta ainda com uma diversidade maior de opções de temperatura, trazendo mais comodidade para o cliente.

Modelo multitemperatura

Diferente do modelo anterior, esse precisa ser desligado para promover a regulagem de temperatura. As opções de aquecimento também são mais limitadas, normalmente separadas em “verão”, “inverno” ou “desligado” (que é, basicamente, água fria).

Ducha

Como citado anteriormente, o aquecimento da água na ducha se dá através de um fator externo, mas isso não é uma regra. Existem também opções elétricas, mas essas não são tão comuns. 

Normalmente, no caso das duchas, a água é aquecida por aquecedores a gás, elétricos ou mesmo solares. Antes de comprar a sua ducha, confira se sua casa ou prédio tem compatibilidade com algum desses tipos de aquecimento.

Na ducha a água cai mais inclinada, também tendo mais intensidade e pressão em comparação aos modelos de chuveiro elétrico. Quanto à pressão, porém, é preciso atentar a outro fator: a distância entre a ducha e a caixa d’água.

Quanto maior for essa distância, maior vai ser a pressão da água. Por isso, no caso de prédios, os andares mais baixos recebem uma pressão muito maior em relação aos andares mais altos.

Chuveiro híbrido

Muito semelhante a um chuveiro elétrico tradicional, o chuveiro híbrido traz algumas novidades que valem a sua atenção. Nestes modelos existem duas opções de aquecimento: solar e elétrico.

Quando o modo solar está ativado, o chuveiro funciona sem a necessidade de eletricidade. É uma opção muito interessante para quem está ligado à métodos mais sustentáveis de levar a vida.

Em dias nublados e com pouco sol, o modo elétrico funciona normalmente. Não existe risco de você ficar sem água quente, viu? O chuveiro híbrido apenas abre um pouco mais o leque de opções para aquecer a água.