Todos nós sabemos como ter algumas habilidades hidráulicas pode ser importante no dia-a-dia. Trocar uma torneira, por exemplo, entra nessa categoria. Se a torneira da sua pia está vazando, estragada ou até mesmo com o design ultrapassado, o que você faz?

Quem sabe, você chama um encanador profissional e isso dá conta do recado. Muitas vezes, porém, isso pode acabar saindo caro. Pois saiba que você mesmo pode trocar a sua torneira por uma novinha em folha de modo eficiente.

Seja uma torneira de pia ou parede, com água fria ou quente, existem mil modelos que você pode escolher. Desde os modelos clássicos, com duas ou quatro válvulas, aos mais contemporâneos são possíveis de instalar você mesmo.

As torneiras de bica grande, por exemplo, são modernas e práticas para o ambiente da cozinha. Alguns dos modelos da Net Elétrica já vêm com filtro acoplado, beneficiando a saúde da sua família.

Antes de instalar sua nova torneira para cozinha, é preciso atentar para as informações do fabricante. Normalmente, já constam as próprias instruções de instalação junto dos materiais da torneira.

Mas conhecendo passo a passo, fica ainda mais fácil de instalar a torneira você mesmo.

Ficou curioso? Está precisando trocar a torneira da sua cozinha? Fique ligado nas nossas dicas e aprenda conosco.

Materiais necessários para trocar torneira de cozinha

Os materiais que você precisa para instalar uma torneira para cozinha são simples e você provavelmente já os têm em sua casa. De modo geral, são eles:

  • Torneira
  • Chave de grifo ou chave inglesa;
  • Fita veda rosca;
  • Materiais de limpeza (pano seco, espátula, etc).

Com essas ferramentas separadas, é só seguir os passos abaixo para instalar sua torneira de modo simples.

Como instalar a sua nova torneira

1.Feche o registro
Feche o registro de água quente e fria, girando até trancar. Esse passo é essencial em qualquer processo hidráulico. Você pode deixar a torneira da pia aberta enquanto fecha o registro, para evitar vazamentos e ter certeza de que fechou.

2. Retire a torneira antiga e limpe o local
Retire a torneira com o auxílio da chave inglesa ou de um grifo. Com cuidado, remova quaisquer parafusos e peças soltas que estão acoplados na torneira antiga.

Utilizando panos ou até espátulas, limpe o local ao redor da pia antiga. Isso vai impedir que sua instalação seja inutilizada por sujeiras e desníveis. Seque tudo muito bem para evitar deslizes.

3. Atenção à pressão
Se você mora num prédio, talvez exista a necessidade de instalar um redutor de pressão da água. Nesse caso, você pode reutilizar o da torneira antiga ou colocar um novo.

4. Instale a nova torneira
É o momento de encaixar sua nova torneira nos buracos da pia ou parede. Siga as instruções do fabricante em relação à base da torneira. Normalmente, serão necessários dois parafusos. Alguns modelos mais simples, porém, não precisam de mais peças.

Utilize a chave-inglesa para apertar as porcas até o fim. Lembre-se de tratar esse processo com cuidado e não usar muita força na hora de apertar parafusos e porcas. Isso pode danificar as peças ou a própria torneira.

Nesse momento, encaixe bem a torneira nova com fita veda rosca ao redor da extremidade. É importante utilizar bastante veda rosca no local onde as mangueiras se conectam, a fim de evitar vazamentos.

5. Abra o registro e teste a nova torneira
Abra os registros com cuidado e abra a sua nova torneira de cozinha. Caso algo esteja vazando, certifique-se de que não faltou fita veda rosca em nenhuma conexão.

O ideal é testar a torneira algumas vezes durante o dia. E pronto! Sua nova torneira está pronta para o uso.

Agora que você já sabe instalar uma nova torneira para cozinha, escolha sua nova torneira no site da Net Elétrica. Temos diversos modelos de torneiras clássicas, simples, modernas e elegantes para completar sua cozinha do modo mais eficiente possível.