Fios e cabos espalhados pela casa costumam causar um grande transtorno.

Por vezes, acabam criando um ambiente desorganizado e confuso, que é sempre bom ser evitado, tanto por questões estéticas quanto por segurança.

Mas, é preciso aprender a lidar com esses cabos, pois todos os aparelhos atuais como televisores, vídeo games, estabilizadores, computadores, receptores de TV, entre outros, necessitam dessas peças para funcionar, sendo indispensáveis no dia a dia.

Para evitar bagunça, fios e cabos amontoados embaixo e atrás de mesas, racks e estações de trabalho, existem soluções.

A Net Elétrica elaborou uma lista com dicas simples para organizar cabos elétricos e melhorar o aspecto visual e a segurança dos ambientes:

Organizador flexível para cabos

Seguros e resistentes, os organizadores flexíveis para cabos são os mais indicados para organizar cabos elétricos de todos os aparelhos que você possui, pois são extremamente práticos e podem ser desmontados a qualquer momento.

A mangueira em formato espiral pode ser encontrada no mercado em diferentes cores e tamanhos, sendo uma peça bastante útil para agrupar fios que têm entrada no mesmo aparelho, como cabos de áudio e vídeo, por exemplo.

Como possuem diversos comprimentos e diâmetros, os preços costumam variar um pouco, e podem ser usados tanto em projetos residenciais quanto em empresas, que costumam ter vários equipamentos eletrônicos e, como consequência, muitos cabos soltos.

Veja alguns modelos de organizador de cabos disponíveis na Net Elétrica:

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/organizador-de-cabos-15m20mm-preto-force-line/21453,https://www.neteletrica.com.br/produto/organizador-de-cabos-3m-20mm-branco-force-line/21450,https://www.neteletrica.com.br/produto/organizador-de-cabos-3m-12mm-preto-force-line/21452]_##

Fitas de velcro

As fitas de velcro são muito úteis na hora de organizar cabos elétricos e têm a grande vantagem de não pesarem muito do bolso de quem precisa de uma solução imediata para esse tipo de problema.

Além disso, elas costumam ser bastante utilizadas devido a sua praticidade, podendo ser abertas e fechadas inúmeras vezes com o aperto razoável para que os cabos não se soltem facilmente.

Abraçadeiras de nylon

As abraçadeiras de nylon funcionam de forma semelhante às fitas de velcro, porém quando o quesito é a capacidade de manter os cabos presos e apertados, elas demonstram ser mais eficientes.

Alguns modelos também podem ser ajustados de acordo com a necessidade de cada pessoa, assim como nas fitas de velcro.

No entanto, alguns tipos de abraçadeiras só permitem que o processo acima ocorra uma única vez. Por isso, a indicação de uso fica restrita para cabos e fios que não precisam ser soltos com frequência.

Compre sua abraçadeira de nylon na Net Elétrica:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/abracadeira-nylon-100×25-preto-100-unidades-forceline/47790,https://www.neteletrica.com.br/produto/abracadeira-nylon-100×25-branco-100-unidades-forceline/47792/47792,https://www.neteletrica.com.br/produto/abracadeira-nylon-400×48-preto-100-unidades-forceline/47836]_##

Kit organizador de cabos

Outra forma interessante de organizar cabos elétricos é utilizar um kit composto por peças que são fixadas com fita adesiva.

Você Já ouviu falar?

Como ele vem com diversos tipos de presilhas em diferentes formatos, fica muito mais fácil fazer a separação dos fios e cabos de acordo com cada modelo e suas respectivas finalidades.

Se você é do tipo que se perde entre os fios e cabos e não faz a mínima ideia à quais aparelhos eles pertencem, um kit organizador de cabos se encaixa muito bem no seu perfil!

Organizar cabos é importante para se ver livre de bagunça e emaranhado de fios e evitar acidentes. Então procure usar medidas práticas e altamente eficientes de organização!