Diante de tantos casos de incêndios em ambientes domésticos e comerciais, ocasionados principalmente por curto-circuitos, vale ressaltar que muitos ocorrem por falta de medidas de segurança.

Tais medidas vão desde a eliminação de hábitos perigosos, utilização de disjuntores, relés e fusíveis específicos até a busca de assistência técnica para avaliar periodicamente a situação da rede elétrica.

Por isso, é muito importante ter o contato de um bom eletricista em mãos, ainda mais quando se pretende realizar reformas na empresa ou em casa, instalar equipamentos  como ar condicionado ou motor de piscina, por exemplo.

Isso porque uma análise detalhada da rede elétrica pode evitar sobrecarga de energia e prevenir curto-circuitos, diminuindo as chances de acidentes graves que podem levar à morte de pessoas presentes no local.

Rede elétrica totalmente em ordem, então é hora de fazer a sua parte: utilizar as peças certas para o bom funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Além disso, eliminar alguns hábitos que são bastante comuns à maioria das pessoas.

Peças para prevenir curto-circuitos:

dicas para prevenir curto circuitos

Fusível

Se não existir uma forma de impedir a forte corrente em casos de curto-circuitos, a instalação elétrica pode ser seriamente danificada, podendo ocorrer incêndios de diversas proporções.

Uma maneira eficaz de proteger a instalação elétrica e diminuir o risco de acidentes desse tipo é através do uso de um fusível.

Essa peça tem um papel importante de proteção, na medida em que em situações de aumento (além do normal) na corrente de instalação, ele queima imediatamente interrompendo a passagem de energia.

Escolha o seu fusível na Net Elétrica:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/fusivel-diazed-negrini-63a/21952,https://www.neteletrica.com.br/produto/fusivel-faca-negrini-100a-faca-caixa-10/21953,https://www.neteletrica.com.br/produto/fusivel-nh-cebel-fr-01-100a/21960,https://www.neteletrica.com.br/produto/fusivel-nh-tee-fr-01-160a/21988]_##

Disjuntor

Como prevenir curto-circuitos?

Um fusível, quando recebe a descarga de energia, jamais poderá ser reaproveitado. Ele deve ser descartado e substituído por um novo.

Mas esse tipo de inconveniente pode ser evitado com um dispositivo potente e de alta durabilidade: o disjuntor.

Trata-se de uma chave de proteção termomagnética que desliga de forma automática quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa um determinado valor.

Ao ser identificado o motivo dessa ocorrência, o disjuntor para prevenir curto-circuitos pode ser religado, voltando a funcionar normalmente.

Proteja-se com disjuntores de alta qualidade:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/mini-disjuntor-3p-6a-curva-c-400v-mcb-forceline/57832,https://www.neteletrica.com.br/produto/mini-disjuntor-1p-63a-curva-c-230v400v-mcb-forceline/57824,https://www.neteletrica.com.br/produto/mini-disjuntor-1p-32a-curva-c-230v400v-mcb-forceline/57825,https://www.neteletrica.com.br/produto/mini-disjuntor-1p-50a-curva-c-230v400v-mcb-forceline/57826]_##

Relé

Como prevenir curto-circuitos?

O relé funciona de acordo com o desempenho das correntes elétricas. Ele cria campos eletromagnéticos que ocasionam mudanças de estados dos contatos, com a função principal de ligar e desligar dispositivos.

Na maioria das vezes, o relé é capaz de medir isolamento, sequência de fase, grandezas de tensão, entre outros.

É passível também de auxiliar no reconhecimento de defeitos, falhas e de atuar no disparo de alarmes, sinalizações e abertura de disjuntores.

Portanto, é uma peça-chave, indispensável para prevenir curtos-circuitos!

Outras medidas para prevenir curto-circuitos:

  • Verifique sempre a capacidade máxima de energia que um estabilizador pode suportar;
  • Quando for se ausentar por um período prolongado, retire todos os equipamentos da tomada;
  • Não sobrecarregue as tomadas com uso de benjamins;
  • Evite a instalação de tomadas em locais em que há água;
  • Não deixe tapetes, cortinas e almofadas em contato com tomadas e fios;
  • Faça a manutenção do circuito elétrico da sua casa e/ou da sua empresa com profissional qualificado pelo menos a cada cinco anos;
  • Se houver ocorrência frequente do desarme do disjuntor, chame um eletricista para avaliar e solucionar um possível problema;
  • Não utilize fios mal conservados ou descapados;
  • Sempre que houver queda ou oscilação de energia, tire os aparelhos da tomada, evitando que eles queimem.
  • Prefira sempre utilizar filtros de linha com proteção especial contra quedas de energia; são equipamentos com chave disjuntora que desarma automaticamente em caso de super aquecimento e curto-circuito e volta a rearmar automaticamente somente quando a situação está normalizada.

Confira os filtros de linha com chave disjuntora da Forceline:

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/filtro-de-linha-12-tomadas-preto-force-line/22212,https://www.neteletrica.com.br/produto/filtro-de-linha-5-tomadas-3-metros-force-line/22209]_##

Encontre tudo que você precisa para manter sua casa ou empresa em ordem e segura na Net Elétrica!