O disjuntor é um dispositivo muito importante para segurança de uma casa e pontos comerciais, pois ele tem a função de proteger toda a rede elétrica do local.

Sua principal finalidade é evitar que ocorra sobrecarga de energia, curtos-circuitos, a queima de aparelhos eletrônicos e até mesmo incêndios.

Ele atua interrompendo o circuito quando a corrente elétrica atinge um grau elevado, dando o alerta de que algo fora do normal está acontecendo.

Existe um modelo correto para cada aplicação, baseado na corrente que a rede irá receber e no projeto de cada instalação.

Conheça agora os diferentes tipos de disjuntores e suas principais características:

caixa de disjuntores

Disjuntor unipolar

Indicado para circuitos elétricos que possuem uma única fase, como os de tomadas e iluminação (sistemas monofásicos de 127v).

Compre aqui!

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-unipolar-din-steck-sd61-c-10a-3ka/21158,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-unipolar-pial-30a/21248,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-weg-din-unipolar-60a-3ka/21265]_##

Disjuntor bipolar

Indicado para circuitos que contém duas fases, como torneiras elétricas e chuveiros (sistemas bifásicos de 220v).

Confira algumas opções!

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-bipolar-din-steck-sd62-c-02a-3ka/21188,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-bipolar-lc-dlbe-2030-30a/21205,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-weg-din-bipolar-32a-3ka/21275]_##

Disjuntor tripolar

Indicado para circuitos com três fases, como motores elétricos (sistema trifásico de 220 a 380v).

Veja o que selecionamos para você!

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-tripolar-din-steck-sd63-c-16a-3ka/21228,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-tripolar-lc-dlbe-3010-10a/21237,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-tripolar-weg-din-25a-3ka/21283]_##

Os disjuntores também podem ser divididos por três tipos de curvas:

Disjuntor de curva B

Recomendado para cargas com baixa corrente. Ex: aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

Disjuntor de curva C

Recomendado para cargas de média corrente. Ex: motores elétricos, máquinas de lavar roupas e lâmpadas fluorescentes.

Disjuntor de curva D

Recomendado para cargas com grande corrente. Ex: transformadores de alta tensão.

Os disjuntores ainda podem ser classificados de acordo com seu principio de funcionamento. Entenda!

quais são os tipos de disjuntores

Disjuntor Térmico

O disjuntor térmico age abrindo o contato e interrompendo a corrente elétrica através de uma lâmina que aquece e começa a se deformar.

Essa deformação normalmente acontece de forma lenta, o que garante somente a proteção à sobrecarga de energia e não contra curtos-circuitos.

Entre os tipos de disjuntores, esse é o mais limitado. Por isso é pouco utilizado em projetos residenciais e comerciais.

Disjuntor magnético

Agora sim, temos um mecanismo que evita tanto a sobrecarga de energia quanto a ocorrência de curtos-circuitos.

No disjuntor magnético a corrente passa por uma bobina, criando um campo magnético que atrai um contato que interrompe imediatamente o circuito elétrico.

Ou seja: quando a corrente de energia ultrapassa o limite aceitável, o disjuntor prontamente se desarma.

Sua grande vantagem, sem dúvida alguma, é a velocidade de interrupção instantânea!

Disjuntor termomagnético

Aqui temos a combinação perfeita entre os dois tipos de disjuntores citados acima: o disjuntor termomagnético

Esse tipo de dispositivo de proteção tem as funções: de abrir e fechar voluntariamente os circuitos elétricos, prevenir sobrecargas de energia e curtos-circuitos.

É o modelo mais completo e o mais utilizado nos dias de hoje, pois além de ser mais eficiente, oferece o máximo de segurança para os usuários.

O disjuntor termomagnético é a peça ideal para instalações residenciais e comerciais.

Disjuntor/Interruptor Diferencial

O interruptor diferencial residual (conhecido como DR), ao contrário dos disjuntores vistos acima, é destinado exclusivamente à proteção de pessoas.

Ele atua interrompendo a passagem de energia quando acorre a fuga/desvio da corrente elétrica.

Seu desarme imediato impede a incidência de choques elétricos que podem culminar em acidentes graves e até levar a morte.

Aqui você também encontra Interruptores Diferenciais:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/interruptor-diferencial-2-polos-63a-steck/21650,https://www.neteletrica.com.br/produto/interruptor-diferencial-4-polos-63a-steck/21653]_##

A importância dos Quadros de Distribuição: “a casa dos disjuntores”

Os disjuntores não ficam visualmente expostos, certo?

Eles são instalados dentro de um Quadro de Distribuição, onde estão todos os cabos da fiação responsáveis por conduzir energia para tomadas de uma moradia ou ponto comercial.

O Quadro de Distribuição é uma das partes mais importantes de uma instalação elétrica, sendo ela restrita ou mais abrangente, É através dele que se define a carga elétrica que cada fio deve receber.

E é justamente por isso que ele também contém dispositivos indispensáveis de proteção, como os disjuntores!

Confira alguns modelos de Quadros de Distribuição disponíveis na loja virtual da Net Elétrica:

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-de-distribuicao-embutir-para-4-disjuntores-force-line/24808,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-de-distribuicao-com-barramento-8-din-embutir-forceline/46920,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-de-distribuicao-com-barramento-16-din-embutir/46922]_##

Para uma avaliação mais detalhada e confirmar quais são os tipos de disjuntores mais adequados para o seu projeto, solicite a visita de um profissional na área.

Afinal, nessas horas é sempre bom contar com um especialista no assunto!