A decoração dos ambientes vai muito além das cores e objetos. A iluminação discreta e moderna da fita LED é a prova disso. Unindo a iluminação ao estilo, essa ferramenta fortíssima de decoração também oferece um destaque diferenciado a vários ambientes da sua casa.
Seja um ambiente familiar ou pessoal, com estilo contemporâneo ou romântico, a fita LED pode trazer um acabamento perfeito para qualquer cômodo residencial. Conheça esse detalhe tão importante e entenda como utilizar a fita LED na decoração da sua casa.
Acompanhe!

O que é a fita LED

É uma fonte de luz LED no formato de uma fita flexível, assemelhando-se ao pisca pisca.
Com diferentes tamanhos, voltagens e cores, a fita traz uma iluminação auxiliar e discreta.

A fita pode ser fixada em quase qualquer superfície e é muito versátil, além de consumir
pouca energia.

Tipos de fita LED

Os modelos se diferem entre cores e potências. A mais comum é o LED branco frio, com uma luz mais marcante. Também existem as cores amareladas e quentes, que trazem uma sensação mais aconchegante aos ambientes.
Além disso, ainda existem as fitas LED RGB, ou vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Essa fita possui as três opções de cores, podendo funcionar melhor com ambientes externos, mais descontraídos ou que possuam uma decoração mais temática.
Quanto à potência, existem três principais tipos que vão do mais discreto ao mais intenso:
● Fita led 3528 2,4w por metro
● Fita led 3528 4,8w por metro
● Fita led 5050 7,2w por metro
Independente da potência, existem modelos disponíveis nas duas voltagens (127V e 220V) para você aproveitar.

Como decorar a casa com fita LED

Agora que você já entendeu o que é essa ferramenta tão prática e charmosa, verá como é fácil aplicá-la nos ambientes da sua casa. Com uma iluminação auxiliar, a fita LED serve como destaque ou iluminação indireta, funcionando em diferentes cômodos e móveis.
Além disso, pode ser utilizada em ambientes úmidos ou externos, dando destaque ao seu jardim, sua piscina ou mesmo a fachada da casa. Nesses casos, é necessário ter certeza de que sua fita é resistente a líquidos e mudanças de temperatura.

Confira abaixo como trazer mais sofisticação para sua casa com esse tipo de iluminação:

Sancas de gesso e nichos

Uma opção muito popular é decorar as sancas de gesso dos quartos, salas e corredores com a fita LED. Isso gera mais amplitude e profundidade ao ambiente, além de trazer aquele backlight (luz indireta que vem de trás dos móveis) moderno.
Essa opção funciona para qualquer cômodo: quarto do casal, banheiros, cozinha, sala de estar, sala de jogos, etc. Os nichos da parede também renovam o ambiente quando iluminados com a fita. Aquela repaginada no lugar fica discreta e contemporânea.

Armários, estantes e prateleiras

Outra opção decorativa para sua fita LED pode ser em armários do closet, estantes de livros e prateleiras diversas. Isso realça os móveis e conteúdos expostos ali no local.
Se você possui uma estante cheia de livros ou mesmo uma coleção de peças, aposte nesse destaque utilizando a fita LED por trás ou abaixo das prateleiras. Além disso, quando posta em armários da cozinha e prateleiras do escritório, por exemplo, a fita ainda proporciona uma luz auxiliar extra.

Espelhos, quadros e TV

Ter uma espelho no cômodo já aumenta a noção de profundidade do ambiente. A colocação de uma fita LED atrás de espelhos dá ainda mais destaque ao efeito de profundidade e traz aquele ar de sofisticação.
Além disso, a fita atrás de quadros ou objetos de arte pode trazer um destaque muito especial também. Quando colocada abaixo do espelho do banheiro, por exemplo, a fita também auxilia com uma iluminação complementar. Essa opção é perfeita para banheiros e lavabos.
Como backlight, também pode ser posta atrás da TV para trazer um ar luxuoso e oferecer uma iluminação indireta na hora de ver um filme.

Cabeceira da cama

O quarto também se beneficia da luz suave e discreta da fita LED. Sua colocação atrás ou acima da cabeceira da cama traz um destaque interessante e que combina com todos os estilos de decoração.
Esse local fica ainda mais destacado se a parede do quarto ou cabeceira forem mais escuros. A luz amarelada e quente traz um auxílio na hora de pegar no sono, trazendo um aconchego maior.

Quarto infantil

O quarto de seus filhos ou bebê também se beneficia da luz leve da fita LED. Seja em nichos, armários embutidos ou próximo ao berço, a luz delicada traz um clima aconchegante e calmo.
Esses ambientes também se beneficiam da opção de luz mais amarelada.

Contornos de móveis

A flexibilidade da fita LED é incrível: você pode colocá-la nos moldes de quase qualquer móvel, destacando aquele contorno diferenciado. Isso funciona para armários aéreos planejados e cristaleiras, por exemplo.

Chão e escadas

Outra opção decorativa é aplicar as fitas LED no contorno das escadas ou do chão. Além de trazer aquela iluminação inusitada, a luz auxilia na movimentação durante a noite.
Ela também funciona para destacar plantas, jardins e fachadas. Você pode criar novos contornos em meio a plantas e vasos tanto internos quanto externos.
Em ambientes externos, contudo, é necessário uma proteção contra chuva e variações de temperatura.