A segurança do trabalho é um direito e dever de todos nós. Quando se falar em trabalho com eletricidade, isso se intensifica ainda mais: hoje, dados estatísticos demonstram que acidentes relacionados à instalações elétricas são muito frequentes no país.
A atitude do profissional acaba sendo a maior fonte de acidentes elétricos. Por isso, é importante conhecer algumas práticas essenciais do trabalho do eletricista para evitar acidentes.

Fique atento a algumas recomendações e tome providências para evitar acidentes e aumentar a sua segurança do trabalho. Conheça também algumas normas da segurança do trabalho para profissionais da elétrica e se torne um expert na prevenção de acidentes.
Confira tudo isso a seguir.

Principais riscos de trabalhar com eletricidade

1.Choque elétrico
Com certeza, um dos maiores riscos que o eletricista corre é o do choque elétrico. Isso acontece quando a energia elétrica encontra uma passagem pelo nosso corpo e descarrega para a terra. Ou então, quando o eletricista toca em duas fases elétricas diferentes, o que causa uma passagem elétrica de um fio para o outro.
O choque elétrico causa dor e queimaduras, mas também pode causar paradas cardíacas e contrações musculares.
As principais causas do choque elétrico é trabalhar sem proteção, sem atenção à descarga elétrica ou improvisar ferramentas.
2.Arco elétrico
A transmissão da corrente elétrica pelo ar, ou outro princípio isolante, é chamado de arco elétrico ou arco voltaico. Normalmente, corre por curto-circuitos ou no momento de conexão/desconexão de dispositivos elétricos.
Tão nocivo quanto o choque direto, o arco elétrico pode causa queimaduras de terceiro grau ou até mesmo incêndios.
3.Queimaduras
Podem ser provocadas pelos outros acidentes anteriores ou com contato direto com a eletricidade. As queimaduras desse tipo são mais graves do que as causada por fogo, pois a lesão interna é maior do que a externa (na pele).
Além das dicas de segurança mais específicas, procure utilizar botas, luvas e roupas adequadas para evitar qualquer tipo de queimadura.
4.Risco ergonômico
Ocorre muitas vezes quando o eletricista não consegue trabalhar numa posição adequada e confortável, levando a lesões e contraturas musculares. Dor nas costas, movimentos repetitivos e até mesmo torcicolo são riscos de um trabalho elétrico arriscado e inadequado.

Principais causas de acidentes de trabalho do eletricista


A maioria dos acidentes de trabalho elétrico é causada pela falta de atenção ou inadequação profissional do próprio eletricista. Podemos citar também outros fatores que causam acidentes elétricos, como:
● Uso incorreto ou ausência de EPIs (equipamentos de proteção individual);
● Uso incorreto de dispositivos elétricos;
● Improviso de ferramentas;
● Uso de EPIs ou ferramentas danificados;

● Falta de atenção quanto à descarga e corrente elétrica.
Sendo assim, como mudar esse cenário e garantir sua segurança no local de trabalho elétrico?

Como ter mais segurança no trabalho com eletricidade

Seguir os parâmetros da NR 10 para trabalhar com segurança


Seguir os parâmetros da NR 10 para trabalhar com segurança
A NR 10 possui orientações para que o eletricista e profissional da área elétrica possam trabalhar com segurança e saúde. Ela estabelece, entre outros fatores, que o profissional possua todos os documentos e certificações que comprovem sua qualificação.
Portanto, existe também a responsabilidade da empresa garantir a segurança e saúde dos trabalhadores da elétrica.
É a empresa que irá informar os trabalhadores de possíveis riscos, bem como tomar providências para evitá-los. Isso envolve o uso de equipamentos de proteção, dispositivos funcionais, qualificação e treinamento de segurança, por exemplo.

O profissional eletricista deve, de acordo com a NR 10, comunicar os possíveis riscos à sua segurança que ele identificou no ambiente de trabalho. Também existe o comprometimento a utilizar os equipamentos de segurança em todas as situações de trabalho.

Prestar atenção às dicas gerais de segurança no trabalho do eletricista
● Determinar os EPIs de acordo com a atividade exercida no trabalho elétrico. Isso significa utilizar óculos de segurança, capacetes, protetores auriculares, luvas, roupas e calçados próprios para cada trabalho. Uma instalação de cerca elétrica, por exemplo, vai demandar quase todos esses EPIs, enquanto um ajuste de fiação pode requerer apenas luvas e calçados adequados.
● Utilize seus EPIs sempre que necessário e solicite a troca de EPIs danificados. Um mísero dano à suas luvas de proteção já pode significar menos segurança para você.
● Escolha e utilize as ferramentas certas. Não improvise ferramentas para trabalhos elétricos, mesmo que simples.
● Quando for realizar trabalhos de certa altura, como instalar cercas elétricas ou luzes no teto, utilize escadas de madeira ou fibra. O alumínio é um condutor de eletricidade e pode colocar em risco sua segurança.
● No caso de utilizar escadas, tenha certeza de que seu peso está bem balanceado e a escada esteja firme. Além disso, preste atenção na posição do pescoço e costas, para não colocar sua postura em risco.
● Lembre-se de desenergizar todas as fontes de eletricidade antes de realizar qualquer medição ou conserto.
● Atenção à tensão: Verifique se a tensão do dispositivo ou equipamento é compatível com a tensão da tomada. Isso vale para todo o tipo de instalação, como chuveiros e tomadas extras. Além disso, certifique-se da ausência de tensão por meio de aparelhos antes de executar qualquer trabalho de reparo, mesmo que seja a troca de lâmpada ou reparo de soquete.
● Confira, também, se a potência do equipamento é adequada para a tomada. Isso previne estragos e também queimaduras de exposição. Atenção especial para o uso de transformadores, os quais sofrem esse tipo de acidente quando mal utilizados.
● Utilize cabos com seção mínima suficiente para o tipo de trabalho. Para iluminação, recomenda-se pelo menos 1,5 mm2. Para circuitos de força, 2.5mm2.
● Sempre siga o projeto. O profissional responsável por ele, por sua vez, deve ter ciência das normas de segurança e riscos do local de trabalho.
● Em caso de emergência, ligue para os bombeiros (193) ou serviço local. Nunca toque ou mova a vítima de qualquer acidente elétrico.