Você tem um belo jardim em sua casa? Acabou de construí-lo?

Agora você precisa escolher a mangueira de jardim mais apropriada, aquela que atenda melhor as suas necessidades.

Para isso você deve levar em conta a extensão da área onde estão localizadas as plantas e flores para avaliar o tamanho da peça e sua potência.

Por exemplo, se o seu jardim for extenso, você precisará de uma mangueira comprida e de preferência com uma forte pressão.

Tem dúvidas de como escolher sem erros uma mangueira para regar o seu jardim?

Confira a seguir outros aspectos que você deve considerar na hora de comprá-la!

Qualidade da mangueira

Qualidade é tudo, não é mesmo? Então para escolher a mangueira de jardim que se adapta melhor a sua residência:

  • Observe quantas camadas de material a mangueira possui. Quanto maior o número de camadas existentes, maior será a resistência e durabilidade da peça!
  • Avalie se a mangueira é reforçada com uma trança na parte interna do tubo. Esse é um fator muito importante, pois impede que ela arrebente facilmente e perca a sua funcionalidade!
  • Certifique-se sobre a garantia do produto fornecida pelo fabricante. Garanta o seu direito de manutenção ou troca do produto!

Material da mangueira

Dicas para escolher a mangueira de jardim

Os materiais para mangueira são os mais diversos: nylon, plástico, silicone, borracha e PVC, sendo esse último o mais comum encontrado no mercado.

Mangueiras em nylon: são leves, fáceis de torcer, transportar, porém são fracas em pressão e não resistem muito quando expostas a temperaturas elevadas.

Mangueiras de plástico: não são muito populares, pois apresentam deformidades, quebram com facilidade, possuem pouca pressão e intolerância a altas temperaturas.

Mangueiras de silicone: amplamente utilizadas na indústria, são resistentes, possuem alta plasticidade, mas não são recomendadas para a rega de jardins.

Mangueiras de borracha: são altamente resistentes, possuem maior tempo de vida útil, ótima pressão, mas são pesadas e difíceis de serem manuseadas e transportadas.

Mangueiras de PVC: são leves, flexíveis, resistentes a pressão e a mudanças de temperatura. São as mais adaptáveis para uso em casa e em condomínios residenciais!

Encontre a sua mangueira de PVC aqui:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/mangueira-lisa-716-vd-30m-engatesguicho-forceline/24807,https://www.neteletrica.com.br/produto/mangueira-trancada-34-transparente-50-metros-forceline/46608,https://www.neteletrica.com.br/produto/mangueira-trancada-multiuso-38-50-metros-forceline/46643,https://www.neteletrica.com.br/produto/mangueira-trancada-716-vd-10m-engatesguicho-forceline/46646]_##

Comprimento e diâmetro da mangueira

Para escolher a mangueira de jardim ideal para sua casa é necessário saber o tamanho e o diâmetro que melhor atendam as suas necessidades.

No tocante ao comprimento, é bem simples:

Você só precisa medir a distância da fonte da água em relação ao local que está posicionado o jardim e arredondar o valor resultante.

Os comprimentos costumam variar um pouco, são normalmente de 5 até 50 metros.

Tenha atenção, porque quanto maior o comprimento da mangueira, menor será sua pressão!

Se achar conveniente, você pode comprar uma mangueira de 5 metros e conectar à uma outra mangueira de 10m usando uma emenda.

Como já dissemos tudo vai depender da sua necessidade!

Já em relação ao diâmetro, você deve avaliar o tamanho da torneira de onde sairá à água para a irrigação das flores e plantas.

A maioria das torneiras residenciais tem o diâmetro de 1/2 polegadas. Alguns casos, podem ser encontradas torneiras com 3/4 polegadas.

Caso sua torneira não tenha o mesmo diâmetro de sua mangueira, basta comprar um adaptador. É um item simples e barato e resolve seu problema.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/adaptador-rosca-e-reducao-de-12-x-34-forceline/46765,https://www.neteletrica.com.br/produto/adaptador-rosca-e-reducao-12-x-34-x-1-forceline/46768]_##

Feito isso, você pode escolher entre diâmetros do tubo com 7/16, 1/2, 5/8, 3/4, 1 polegadas.

Saiba apenas que quanto maior for o diâmetro da mangueira, maior será o volume de água.

O modelo de 1 polegada é o maior de todos. Porém, como dissemos, é importante dimensionar o volume necessário para suas atividades.

Dessa forma, pode-se trabalhar de uma melhor maneira e economizar água ao mesmo tempo.

O mais comum para uso em jardins é 7/16 ou 1/2 polegadas.

Acessórios para mangueira

Dicas para escolher a mangueira de jardim

Os acessórios mais práticos e que facilitam o trabalho no manuseio de mangueiras são os acessórios com o sistema de engate rápido.

Como o próprio nome diz, eles permitem conexão rápida e fácil. Atualmente, quase todos os acessórios disponíveis estão nesse padrão. Os principais são:

Adaptador para torneira

Como dissemos anteriormente, caso você precise adaptar o diâmetro de sua torneira ao da mangueira, este item irá resolver seu problema.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/adaptador-rosca-e-reducao-12-x-34-x-1-forceline/46768]_##

Engate rápido

Este engate é responsável por conectar a mangueira ao esguicho, pistola, irrigador giratório e outros itens. Ele está disponível para mangueiras de 1/2 polegada e 3/4 polegadas.

Dicas para escolher a mangueira de jardim

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/engate-rapido-para-mangueira-de–forceline/22973,https://www.neteletrica.com.br/produto/engate-rapido-para-mangueira-de-forceline/22974]_##

Pistola ou esguicho

Existem vários tipos de pistolas que facilitam muito o trabalho de irrigação, limpeza, etc.

A escolha deste item é importante e depende da necessidade e tipo de jato de água necessário para suas atividades.

As mais simples permitem um controle simples do jato de água, já as mais completas, oferecem até 8 tipos distintos de jatos (direto, suave, chuva, gotejante, etc).

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/esguicho-regulavel-engate-rapido-forceline/46771,https://www.neteletrica.com.br/produto/hidropistola-com-2-funcoes-forceline/46775,https://www.neteletrica.com.br/produto/hidropistola-com-8-funcoes-forceline/46777]_##

Emenda

Se você pretende juntar duas mangueiras para atingir o comprimento ideal, a emenda irá te ajudar.

Ela está disponível para mangueiras de 1/2 e 3/4 polegadas.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/emenda-para-mangueira-12-forceline/22975,https://www.neteletrica.com.br/produto/emenda-para-mangueira-34-forceline/22976]_##

Distribuidor de água de duas vias

Este distribuidor é indicado para pessoas que precisam trabalhar em uma área maior ou levar as mangueiras para diferentes lugares ao mesmo tempo.

Através dos registros, é possível controlar a saída de água.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/distribuidor-de-2-vias-com-registro-forceline/46782]_##

Irrigador giratório

O irrigador é indicado para quem precisa regar jardins e quer contar com uma grande ajuda. Por ser giratório, ele irriga diversos pontos do jardim garantindo uniformidade e agilidade na irrigação.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/irrigador-giratorio-com-3-jatos-forceline/46779]_##

Suporte fixo para mangueira

Por serem muito compridas e estarem sempre molhadas, as mangueiras são difíceis de armazenar, especialmente em apartamentos ou em casas menores.

Por isso, o ideal é utilizar um suporte fixo para mangueira. Ele é leve, pequeno e muito prático. Basta fixa-lo em uma parede e enrolar a mangueira.

Com ele, você economiza espaço, deixa o ambiente mais organizado e terá sempre a mãos a mangueira para a próxima vez que desejar utilizar.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/suporte-fixo-para-mangueira-forceline/22972]_##

Agora que você já sabe como escolher a mangueira de jardim e o acessório para facilitar suas atividades, adquira logo a sua e aproveite todas as facilidades que eles podem te proporcionar.

Procurando outros produtos de jardinagem?

Acesse a loja virtual da Net Elétrica e encontre tudo que você precisa!