O quadro de distribuição é um equipamento de uso obrigatório em qualquer edificação.

Ele é destinado a receber a energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e realizar a distribuição dessa energia a diversos circuitos.

Conhecido também como quadro de luz, ele reúne todos os cabos provenientes do relógio de medição (fiação elétrica).

Além disso, abriga dispositivos de manobra e proteção, como disjuntores e DRs.

Conheça os diferentes tipos de disjuntores: leia nosso artigo para conhecer todos os tipos de disjuntores.

É no quadro de distribuição que ocorre a divisão das cargas elétricas e se decide quanto cada fio ali presente poderá suportar.

Ele atua levando a energia necessária para tomadas e os mais diversos aparelhos elétricos, trazendo muito mais segurança para a instalação.

Cada circuito de uma casa ou ponto comercial (iluminação, chuveiro, etc) tem seu próprio dispositivo de proteção.

Isso ajuda muito, já que diante de uma anormalidade, apenas uma parte da fiação é desligada!

Quadro de distribuição de embutir e sobrepor

Existem no mercado dois modelos de quadro de distribuição comumente conhecidos: o de embutir e o de sobrepor.

Como o próprio nome sugere, o quadro de distribuição de embutir é instalado dentro da parede. Ela precisa ser cortada antes da instalação!

Já o quadro de distribuição de sobrepor fica parafusado na parede, deixando a caixa totalmente exposta (saliente).

A escolha deve ficar a critério da localização e tipo de instalação já existente no imóvel. Os dois modelos são versáteis, aplicáveis em diversos tipos de parede!

Podem ainda ser encontrados em diferentes tamanhos. Há opções para quatro, oito, dezesseis, vinte e quatro, quarenta e oito ou mais disjuntores.

Portanto, na hora de comprar opte pelo quadro de distribuição que melhor se adéqua as suas necessidades para garantir o máximo de segurança ao seu imóvel!

Fornecimento monofásico em quadros de distribuição

diferentes tipos de quadros de distribuição

A rede é construída por dois fios de conexão (uma fase e um neutro) com tensão máxima de 127v.

É viável quando a soma da potência de todos os aparelhos de uma construção atinge o valor de 8 kw (8000 watts).

Fornecimento bifásico  em quadros de distribuição

diferentes tipos de quadros de distribuição

A rede é constituída por três fios de conexão (duas fases e um neutro) com tensão de 127v ou 220v.

Esse tipo de ligação é bastante utilizada em zonas rurais, onde a quantidade de equipamentos é pequena e a potência gira em torno de 12000 W a 25000 W.

Fornecimento trifásico em quadros de distribuição

diferentes tipos de quadros de distribuição

A rede é constituída por quatro fios de conexão (três fases e um neutro) com tensão de 127v ou 220v.

Essa instalação é mais indicada para residências e comércios que contam com aparelhos elétricos cuja soma das potências ultrapassa 8000 W.

Na Net Elétrica você encontra quadros de distribuição de diversos tamanhos, para quatro, oito, dezesseis, vinte quatro ou mais disjuntores.

Escolha o modelo que melhor se adéqua a sua necessidade aqui!

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-de-distribuicao-embutir-para-4-disjuntores-force-line/24808,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-de-distribuicao-com-barramento-8-din-embutir-forceline/46920,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-de-distribuicao-com-barramento-16-din-embutir/46922]_##

Componentes de um quadro de distribuição

Barramento de terra – serve para a proteção de pessoas, pois conduz ao solo qualquer fuga de descarga elétrica.

Barramento neutro – é responsável pela ligação (através de fios e terminais) ao ponto zero de cada circuito.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/barramento-neutro-terra-16-ligacoes-forceline/46940,https://www.neteletrica.com.br/produto/barramento-neutro-terra-24-ligacoes-forceline/46941]_##

Barramento de fases – realiza a condução da corrente elétrica para todos os circuitos de uma instalação.

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/barramento-pente-57-polos-monofasico-80a-forceline/47018,https://www.neteletrica.com.br/produto/barramento-bifasico-80a-12-polos-forceline/47022,https://www.neteletrica.com.br/produto/barramento-pente-12-polos-trifasico-80a-forceline/47025]_##

Disjuntores termomagnéticos – abrem e fecham voluntariamente os circuitos elétricos, prevenindo sobrecargas de energia e curtos.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-weg-din-unipolar-06a-3ka/21110,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-bipolar-din-steck-sd62-c-40a-3ka/21196,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-tripolar-lc-dlbe-3050-50a/21244,https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-caixa-moldada-jng-dam1-125n-63a-3p-fixo/21142]_##

Disjuntor/Interruptor diferencial – atua interrompendo a passagem de energia quando acorre o desvio da corrente elétrica.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/interruptor-diferencial-2-polos-63a-steck/21650,https://www.neteletrica.com.br/produto/interruptor-diferencial-4-polos-40a-steck/21652]_##

O quadro de distribuição da sua residência é antigo? A energia cai quando você liga diversos aparelhos ao mesmo tempo?

Saiba que o quadro de distribuição de energia não está imune a ação do tempo, ele tem uma vida útil em média de dez anos.

Mas é comum encontrar residências que não fazem devidamente a manutenção ou troca do equipamento após a passagem desse tempo.

O que pode trazer sérios problemas para a instalação!

Então não hesite, chame um eletricista certificado e confiável para que ele verifique quais as modificações que precisam ser feitas e evite prejuízos. Lembre-se: uma casa segura é sempre o melhor espaço para se viver!

Acesse nossa loja virtual e conheça todos os nossos produtos!