Escolher o gabinete ideal para a sua cozinha é algo muito importante e envolve alguns fatores decisivos. Este é um móvel que toma um bom espaço normalmente, tornando-se ponto focal da decoração do ambiente.

Por outro lado, sua utilidade é o fator primordial. Lá você armazena panelas, louças e vários outros utensílios domésticos para que eles não fiquem por aí, avulsos na cozinha. Ou seja, é preciso ser funcional e adequado à configuração do seu espaço.

O seu gabinete tem prateleiras suficientes para o que você precisa? Ele leva em conta o seu espaço? E o design? Combina com o resto da cozinha? Essas são algumas das reflexões importantes de serem levantadas.

Quanto falamos em gabinete da pia, então, se faz necessário uma atenção especial. Geralmente este é o espaço dedicado para mantimentos. Por isso, justamente, ele precisa de maior resistência à umidade, por exemplo, evitando fungos e vazamentos.

Ainda não decidiu o modelo certo para adquirir? Então acompanhe aqui as nossas dicas e escolha o gabinete certo para a sua cozinha. No fim, separamos também dicas especiais para montar o seu móvel sem incomodações..

O melhor modelo para o tamanho da sua cozinha

Não podemos tirar o fator “espaço” dessa equação. Afinal, não adianta investir naquele gabinete maravilhoso, que combina com todos os seus utensílios, mas ocupa um espaço que você não tem.

Para entender quanto espaço você tem disponível para esse importante móvel, primeiro tire com muito cuidado as medidas da sua cozinha. Aqui, considere eletrodomésticos como geladeira, fogão, microondas e outros. Tudo isso fará parte da realidade do seu gabinete.

Se, no fim desse processo, não sobrar muito espaço para o gabinete para cozinha que você almejava, considere as opções mais compactas que combinam bem com armários aéreos, que aproveitam espaços verticais.

É claro: não esqueça de considerar sempre a profundidade dos gabinetes. O risco de criar quinas perigosas onde você certamente vai chutar com o dedinho do pé é bem real. As melhores opções de gabinetes para cozinha são as que deixam espaço livre. 

Por isso considere o espaço que você precisa para circular enquanto cozinha sem se preocupar em esbarrar com algo. Tem família grande? Considere a circulação de todos os presentes. O gabinete precisa deixar a cozinha funcional e não o contrário.

O espaço interno dos gabinetes

Ciente das medidas, agora passamos para outras características dos diferentes modelos. O interior do gabinete para cozinha é fator crucial a ser levantado. Quantas pessoas vivem com você? Isso normalmente influencia na quantidade de utensílios.

Mora sozinho e costuma fazer as refeições fora? Talvez um gabinete compacto seja o suficiente, deixando espaço livre em apartamentos menores. Seus hábitos de consumo também precisam ser levados em conta, tudo isso influencia na necessidade de espaço.

Casas cheias já necessitam de opções com três ou quatro portas e prateleiras mais fundas, além das gavetas para separar talheres e demais itens menores. Neste caso, é bom também prezar pela organização.

Outra vantagem para quem quer otimizar os espaços da sua residência é considerar a opção de gabinetes que podem servir como bancadas. Assim, o gabinete agrega mais uma função à sua rotina.

Depois de determinar a questão espaço x organização, entra o fator “material”. Do que é feito o gabinete ideal para a sua cozinha?

Gabinete de aço ou madeira: qual o melhor?

Duas opções comuns no mercado, os gabinetes de aço e madeira trazem características próprias. Quer ver? Vamos entender os principais fatores para você escolher melhor o seu.

Gabinete de aço

O gabinete de aço leva em conta a alta umidade que normalmente se acumula na cozinha, tornando-se uma opção durável para o cliente. Um outro fator é o design: o gabinete de aço tem a tendência de ser mais moderno.

É interessante considerar o resto da cozinha na hora de tomar essa decisão estética. Um outro ponto alto é a limpeza. Esses modelos são mais fáceis de limpar, fazendo as faxinas na cozinha durarem muito menos tempo.

Gabinete de madeira

Entre os materiais disponíveis, o mais comum é o MDP. Esse tipo de gabinete também costuma ter uma boa durabilidade, mas peca no fator “resistência à umidade”. Não significa que ele vai estragar logo, mas que a opção de aço é melhor em relação a isso.

Outro tipo de madeira comum em gabinetes é o MDF, um painel aglomerado de fibras de madeira. Ele se difere do MDP por ser mais maleável e permitir mais acabamentos. 

Por sua composição, também permite menos absorção de tintas. Isso possibilita que você até mesmo personalize seu gabinete para cozinha.

Em relação ao design, este modelo também pode ter suas vantagens. Combina bastante com a maioria das cozinhas, que normalmente já conta com outros móveis em madeira. As possibilidades de combinações são inúmeras!

Dicas práticas para montar o seu gabinete

Você já mediu a cozinha, considerou sua necessidade de espaço, escolheu o material do gabinete e até o design que combina com o ambiente. Agora é só montar, não é? Mas isso é fácil ou será mais um pepino para o seu dia?

Montar um gabinete de cozinha não precisa ser uma dor de cabeça. Quer algumas dicas rápidas? Veja a seguir:

Separe os materiais previamente

Esse é o passo mais básico. Não esqueça: você precisará das menores peças, como cantoneiras de aço para móveis, parafusos, chaves de fendas, etc, mas das maiores também, como as próprias portas e gavetas.

Separe os materiais antes de qualquer coisa para não ter surpresas durante o processo. Assim, antes de qualquer coisa você já sabe se tem tudo ou faltou alguma coisa.

Organize os compartimentos

Esse processo é basicamente uma pré-montagem do material que vai precisar para compartimentos como armário e gavetas. Coloque na posição que você deseja, então aparafuse com muito cuidado.

A dica é sempre utilizar um nível para saber se está tudo bem posicionado. Afinal, você não quer montar um gabinete torto, não é mesmo?

Aparafuse os suportes de aço

Faça esse processo sempre considerando o formato das cantoneiras. É preciso colocá-las encostadas em todos os cantos no interior do gabinete, certificando-se que é o suficiente para manter o móvel firme e estável.

Esse processo, então, precisa ser repetido nos demais cantos. Com isso, fica muito mais fácil ter o seu gabinete prontinho e com a melhor qualidade.