Um cano estourado, uma torneira vazando, um prego solto: nada disso é incomum. Pelo contrário, faz parte do dia a dia, ainda mais quando vivemos em família.

Mas você sabe o que precisa para uma boa manutenção residencial? Se você não tiver as ferramentas certas, até as pequenas manutenções domésticas podem se tornar grandes desafios.

Você não necessita de um equipamento profissional ou uma variedade de ferramentas complexas. Quer saber exatamente quais são as ferramentas ideais para cuidar da manutenção da sua casa?

Vamos entender a importância de pensar sobre essas ferramentas e saber  quais são os itens indispensáveis.

A importância de um bom kit de manutenção doméstica

Serviços de manutenção são uma parte da solução, mas a outra é investir na prevenção de problemas. Algumas ferramentas servem não apenas para reparos, mas diminuem a margem de recorrência dos problemas.

A escolha de uma broca correta para a sua furadeira, por exemplo, pode trazer um resultado mais duradouro com menos mão de obra. Saber usar a ferramenta certa pode evitar uma rachadura, ou mesmo aquele prego frouxo em um futuro próximo.

Segurança é um fator primordial! Já pensou em quantos acidentes domésticos podem ocorrer simplesmente por não darmos atenção aos pequenos reparos da casa?

Por isso, investir nas ferramentas certas vai muito além da simples manutenção. É uma questão de responsabilidade.

As ferramentas básicas

Aqui, vamos entender um pouco sobre as ferramentas mais básicas que você precisa ter em casa para a maioria dos desafios domésticos que você pode encontrar.

Jogo de chaves combinadas

Essas são ferramentas de grande utilidade, principalmente para a solução de problemas hidráulicos, montagem de instalações e até mesmo consertos automotivos. Do interior da casa à sua garagem, é bem possível que você precise utiliza alguma chave que compõe o jogo.

Nível

Outro recurso de utilização variada é o nível. Precisa consertar móveis, pendurar quadros e alterar estruturas que precisam de maior precisão e alinhamento? Sem um nível, essa missão será bem difícil.

Embora existam aplicativos de celular que oferecem esse mesmo serviço, eles não se assemelham em precisão a um nível dedicado para a função. É recomendável para qualquer caixa de ferramentas.

Alicate universal

São muitas a manutenções domésticas que são beneficiadas por esse instrumento básico. Encanadores e eletricistas, por exemplo, fazem muito uso do alicate universal. Com ele, você tem maior segurança na hora de apertar, segurar ou mesmo afrouxar peças variadas.

Chave de testes

Descargas elétricas podem ser bem perigosas. Mas como evitar esse aperto? Uma forma é através da chave de testes.

Essa ferramenta avisa o usuário sobre a existência de corrente elétrica, sendo útil em instalações ou equipamentos domésticos que precisam de conserto.

Martelo

Instrumento básico e muito conhecido, o martelo é insubstituível. Pregar ou retira pregos das paredes, fazer pequenos reparos em móveis soltos e até quebrar azulejos para mosaicos: ele é um dos instrumentos mais intuitivos e indispensáveis para a sua casa.

Chave Philips

Os parafusos Philips podem ser encontrados em grande parte dos móveis e eletrodomésticos. Por isso, se você não tiver uma chave apropriada, dificilmente conseguirá desmontar um móvel ou equipamento quando precisar.

Furadeira

Com uma variedade de modelos e brocas para diferentes superfícies, as furadeiras também ajudam bastante no dia a dia. São ferramentas mais precisas para trabalhos em móveis, por exemplo, ou para apertar parafusos sem danificar as peças.

Trena

Não basta sair por aí batendo martelos e furando paredes! É preciso ter precisão. Para isso, a trena garante um trabalho mais eficaz e precisa sempre ser considerada para todo kit básico de manutenção.

Acessórios básicos

Por dentro de todas essas ferramentas básicas? Então não esqueça também dos acessórios! Vamos a uma lista rápida dos acessórios básicos para complementar o seu kit:

  • Pregos, buchas e parafusos de diversos tamanhos;
  • Fita veda rosca;
  • Estilete com lâmina segmentada, de preferência;
  • Fita isolante;
  • Colas.

Com isso, você estará preparado para cuidar do bem estar do seu lar, transformando-o em um espaço mais seguro e confortável para a família.