Todo mundo gosta de economizar com qualidade. No quesito iluminação, pode ter certeza que economia é sinônimo de “lâmpadas de LED”.

Você já deve ter ouvido falar dessa nova tecnologia de iluminação que vem sendo considerada a opção mais econômica e sustentável do mercado. Você sabe por que?

As lâmpadas de LED, sigla em inglês para Light Emitting Diode (em português, diodo emissor de luz), são compostas de materiais reciclados e sua composição permite uma economia na conta de luz de até 80%. 

Além disso, as lâmpadas queridinhas do momento possuem diversos modelos focados num design moderno para atender aos planejamentos decorativos mais exigentes.

Ficou interessado? Leia a seguir sobre mais benefícios das lâmpadas de Led e conheça os modelos disponíveis no mercado e na Net Elétrica. Acompanhe:

Os 4 principais benefícios das lâmpadas de LED

1.Redução do valor na conta de luz

O maior destaque dessa lâmpada é a sua capacidade de iluminar muito mais com um menor consumo energético. Sendo assim, a economia na conta de luz sai muito maior do que quando comparada aos tipos fluorescente ou incandescente.

Isso acontece em decorrência da maior capacidade luminosa do LED. Ou seja, com ela, você pode iluminar perfeitamente áreas profissionais e residenciais por muito mais tempo, sem gastar muito mais por isso.

É verdade que o custo da lâmpada de LED é mais elevado na hora da compra. Porém, com a sua tecnologia luminosa potente, esse gasto será muito irrelevante a longo prazo. Esteja preparado para uma boa economia ao optar por essa lâmpada.

2. Maior segurança

Sabe aquele momento do dia em que você não aguenta mais trabalhar e até mesmo a luz da sala incomoda? Pois as lâmpadas de LED foram feitas para não emitirem nenhuma radiação ultravioleta nem raios que danificam a visão.

Além disso, não possuem mercúrio, iodo ou qualquer outra substância tóxica. A lâmpada de LED também utiliza menos energia, logo não esquenta tanto quanto as incandescentes. Isso traz mais segurança para quem gosta de abajures de tecido, por exemplo, além de outras situações domésticas de risco.

Em adição a tudo isso, as lâmpadas de LED possuem um risco muito menor de causar choques elétricos. Todas essas características a tornam um dos produtos mais seguros no âmbito da iluminação.

3. Vida útil mais longa

As lâmpadas de LED ainda possuem outra característica interessante: duram até 50 mil horas, ou seja, 25 a 30 vezes mais do que as incandescentes. Em comparação com as fluorescentes, as LED duram até 3 vezes mais.

Além de tudo isso, a capacidade luminosa do LED não diminui, podendo ficar acesa por 8 horas diárias durantes 17 anos e não alterar seu brilho. Portanto, a vida útil desse tipo de lâmpada é imbatível e elimina a necessidade de trocar constantemente as lâmpadas da casa.

4. Mais sustentável

Como se não bastasse, a LED também é a opção mais sustentável de iluminação. Não possui nenhuma substância tóxica ou metálica em sua composição. Isso elimina a emissão de poluentes e de calor, que pode gerar impactos ambientais pesados.

A economia de energia elétrica assegurada pelas lâmpadas de LED também é bem vinda na preservação ambiental. Com essa tecnologia, todos ganham.

Principais modelos de lâmpadas de LED

Existe uma grande variedade de produtos e modelos que envolvem as lâmpadas de LED. Na Net Elétrica, você encontra vários deles, com diversas potências e estilos. Conheça abaixo os modelos mais recorrentes:

Lâmpada LED Bulbo

É a mais conhecida de todas. Esse modelo é muito durável (25 mil horas) e não emite raios UV, sendo recomendada para uso residencial sem riscos à saúde. Possui diversas voltagens, sendo as mais usuais de 6W, 9W e 12W. 

Uma lâmpada de LED de apenas 10W, por exemplo, é equivalente a uma lâmpadas fluorescente de 15W ou uma incandescente de 60W. Portanto, esse modelo pode ser simples e discreto, mas possui alta potência e vida útil longa, podendo ser encontradas com luz quente ou luz fria.

Lâmpada de LED Tubular

Outro modelo famoso é o tubular, que lembra aquelas fluorescentes de cozinha. Mas esse modelo é muito versátil e serve também para outros ambientes residenciais ou comerciais. Também possui uma vida útil de 25 mil horas e todos os outros benefícios da lâmpada de LED.

Sua temperatura de cor pode variar entre quente e fria, ou seja, 3.000K e 6.500K. Possui versões de até 36W, sendo bastante indicada para corredores, estoques e até fábricas.

Lâmpada LED Dicróica

Esse modelo é um dos mais modernos e atuais. Com versões de 3W, 5W e 7W, as lâmpadas de LED dicróicas são utilizadas para vários destaques. Elas existem em formatos de spot direcionáveis, por exemplo, sendo encontradas em galerias de arte, teatros e tetos de gesso como luzes planejadas.

Elas têm uma potência equivalente à lâmpadas fluorescente de 15W e 21W, tornando-se pequenos detalhes com muita presença e sofisticação. Possuem temperatura quente ou fria, dependendo da cor e efeito desejado.

Plafons e luminárias de LED

Esses modelos são cada vez mais empregados pela sua versatilidade e discrição. Os plafons, luminárias de teto embutidas ou fixadas ao forro, são opções simples e de bom gosto para quem optou pela luz de LED.

As luminárias de LED podem ser utilizadas em quase todos os ambientes residenciais e comerciais, aliando economia ao design inteligente. A luz dos plafons e luminárias de LED é geralmente mais suave e difusa.

O modelo é fácil de limpar combina com decorações contemporâneas, minimalistas e sofisticadas. 

Site Net Elétrica

Refletor LED (áreas externas)

Outro modelo comum é o refletor LED, indicado especificamente para áreas internas pela sua maior resistência. Contando com todos os outros benefícios da lâmpada de LED, os refletores ainda possuem potências que variam entre 10W, 20W, 30W e 50W, bem como diferentes temperaturas.

Aposte nesse modelo para iluminar quintais, fachadas de prédios e estacionamentos com segurança e praticidade.