Se você já precisou ligar um aparelho em 120V em uma tomada 220V, ou vice-versa, provavelmente já fez uso de um transformador. Mas você sabe como esse aparelho funciona e quais são as vantagens para a sua empresa ou residência? Pensando nisso, a Net Elétrica preparou esse artigo para você compreender melhor esse tema, confira:

 Como funciona um transformador

Transformadores são dispositivos capazes de aumentar ou diminuir a tensão e a corrente elétrica. São constituídos por um núcleo ferromagnético e duas bobinas, uma primária e uma secundária.

Cada bobina consiste em um enrolamento de fios, conhecidos também como espiras, isolados eletricamente entre si. O enrolamento primário recebe a corrente elétrica alternada, induzindo a formação de uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário, saindo dela a tensão com um valor diferente.

Tipos de transformadores

Existem vários tipos de transformadores, podendo ser classificados de acordo com sua finalidade, número de bobinas, material do núcleo e número de fases. O mais comum é classificar os transformadores de acordo com sua finalidade.

  • Transformador de potencial: funciona abaixando ou aumentando o potencial elétrico de acordo com a demanda e o número de enrolamentos das bobinas. É o tipo de transformador mais utilizado em escritórios e residências, permitindo utilizar um aparelho de 120V em uma tomada de 220V ou vice-versa..
  • Transformador de corrente: sua principal finalidade é abaixar a corrente elétrica para alimentar dispositivos que não suportam correntes elétricas altas.
  • Transformador de distribuição: é o tipo de transformador utilizado nas usinas geradoras de energia elétrica, distribuindo a corrente elétrica para os consumidores através das linhas de transmissão. 
  • Transformador de força: opera com níveis altíssimos de corrente e potencial elétrico, para equipamentos que exigem muita potência elétrica, como fornos industriais e de indução. Esse tipo de transformador também é usado na geração de energia elétrica em usinas e centrais de distribuição.

Transformador X Autotransformador

Como já mencionamos, um transformador é composto por um núcleo ferromagnético e dois enrolamentos, um primário e um secundário. Já um autotransformador é composto por um núcleo ferromagnético e apenas um enrolamento, mas conta com vários “taps” para a configuração da bobina no lado oposto da entrada da corrente. De acordo com a posição de cada tap em relação à bobina, é gerado um valor diferente de tensão.

Ou seja, em um transformador existe apenas uma possibilidade de entrada e de saída da tensão elétrica. Enquanto em um autotransformador existe a possibilidade de uma variedade de valores na saída da tensão elétrica

Por que optar por um Autotransformador?

Optar por um autotransformador para sua empresa ou residência traz a possibilidade de utilizar um aparelho de 120V em uma tomada de 220V e vice-versa.

Quando um autotransformador conta com um fusível térmico rearmável, ele traz outra vantagem. Caso a temperatura do autotransformador chegue a um nível muito alto, o fusível desligará o aparelho, ligando-o automaticamente quando for atingido novamente um nível de temperatura adequada.

Usando um autotransformador você protege seus aparelhos eletrônicos, evitando que eles superaqueçam e sejam danificados a longo prazo.

Você encontra na Net Elétrica Autotransformadores da Force Line nas seguintes potências:

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/autotransformador-100va-bivolt-force-line/22003]_##

Indicado para uso em aparelhos até 71W de potência.

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/autotransformador-200va-bivolt-force-line/22002]_##

Indicado para uso em aparelhos até 142W de potência

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/autotransformador-300va-bivolt-force-line/22004]_##

Indicado para uso em aparelhos até 214W de potência.

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/autotransformador-500va-bivolt-force-line/22005]_##

Indicado para uso em aparelhos até 357W de potência.

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/autotransformador-750va-bivolt-force-line/22006]_##

Indicado para uso em aparelhos até 535W de potência.

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/autotransformador-1010va-bivolt-force-line/22007]_##

Indicado para uso em aparelhos até 721W de potência.

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/autotransformador-1500va-bivolt-force-line/22008]_##

Indicado para uso em aparelhos até 1071W de potência.

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/autotransformador-2000va-bivolt-force-line/22009]_##

Indicado para uso em aparelhos até 1428W de potência.

A Net Elétrica é uma empresa que busca atender com excelência as mais variadas necessidades de nossos clientes, proporcionando a melhor experiência de compra.

Contamos com um catálogo de mais de 3.000 produtos oriundos de mais de 100 renomadas marcas do mercado nas categorias de Elétrica, Iluminação, Máquinas, Pintura, Hidráulica, Jardinagem, Ferragens e Segurança. Acesse nosso site (/www.neteletrica.com.br/) e confira!