Queimar a resistência do chuveiro é sempre uma situação complicada. Se isso ocorrer no inverno, o contratempo pode ser maior ainda. Afinal de contas, quem não deseja aquele banho quente depois de um dia frio?

Talvez você já saiba que, no inverno, a queima de chuveiros ocorre com maior frequência. Mas você sabe por que isso acontece?

A popularização dos chuveiros elétricos no Brasil facilita muito o surgimento desse problema. Isso ocorre porque o sistema desse tipo de chuveiro funciona através da resistência.

Uma peça metálica que fica no interior do chuveiro, a resistência é responsável por aquecer a água da ducha. Por outro lado, uma vez queimada, não há o que faça a água esquentar.

A seguir, vamos entender melhor por que a resistência do chuveiro queima mais no inverno e listar todas as regras para evitar esse problema.

Como funciona a resistência do chuveiro?

Como apontamos, a resistência do chuveiro elétrico é a peça responsável por aquecer a água do banho. Mas como isso acontece na prática?

Através da resistência, a energia elétrica que entra no chuveiro é transformada em energia térmica. Em outras palavras, essa energia gera calor, que é utilizado para esquentar a água.

Para compreendermos melhor, a resistência funciona como um tipo de curto circuito controlado. No lugar desse curto circuito queimar o aparelho, a resistência que está em contato com a água absorve a energia, transformando-a em calor. Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo esfria a resistência.

Se não houver água no chuveiro, a resistência queima? Quando a resistência do chuveiro aquece sem o contato com a água, não há nada para absorver a energia térmica gerada. Portanto, é inevitável que a resistência queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.

É exatamente quando acontece isso que as pessoas identificam a queima da resistência do chuveiro.

Compreendendo isso, fica claro que a ausência de água em contato com a resistência é o motivo mais comum para acontecer a queima. Mas será que é o único? Afinal, que relação isso tem com o inverno?

Existem outras possibilidades que levam à queima da resistência do chuveiro elétrico. Vamos entendê-las um pouco melhor.

Porque no inverno queima mais?

Como acompanhamos, é muito comum a queima da resistência do chuveiro por ela não estar totalmente imersa na água. Quais são os fatores que facilitam esse problema?

No inverno, as baixas temperaturas levam as pessoas a diminuir o fluxo de água, tentando aquecê-la ao máximo. Isso é natural, ninguém quer tomar banho gelado no meio do inverno, não é mesmo? Essa atitude, porém, traz alguns riscos para o chuveiro.

Ao fazer isso, uma quantidade menor de água passa pela resistência, que força o seu funcionamento, elevando o desgaste. O que significa menos água para absorver a energia térmica.

Como, durante os dias frios, essa prática costuma ser repetida diversas vezes, um fluxo cada vez menor de água começa a forçar a resistência. Assim, a temperatura se eleva e, dia após dia, leva a peça a derreter e até mesmo arrebentar dentro do chuveiro elétrico.

Além desse problema, ainda existe um agravante. Quando a resistência do chuveiro queima, muitas pessoas optam por reaproveitá-la, no lugar de trocar por uma peça nova. Isso é sinônimo de prejuízo e riscos elevados.

Dessa maneira, o chuveiro queima com mais frequência, aumentando, inclusive, a chance de curto circuito.

O que mais pode levar à queima da resistência do chuveiro?

A baixa pressão da água não é o único motivo que pode levar à queima da resistência.  Disjuntores com mal funcionamento também acentuam os riscos. Como os chuveiros elétricos costumam puxar bastante energia, esses aparelhos costumam perder força nessa situação.

As condições da fiação do chuveiro também devem ser consideradas. Em algumas regiões do Brasil, os invernos costumam ser muito úmidos. Assim, principalmente em ambientes como banheiros, o índice de umidade é mais concentrado.

Essa questão pode levar a problemas maiores, fazendo com que os frios entre em curto e peguem fogo, em situações mais extremas. É preciso ter muito cuidado nessa hora!

Por fim, outro fator a ser considerado é a voltagem do chuveiro. Você tem certeza que a voltagem é compatível com a de sua residência? Esse é outro ponto que leva à queima de chuveiros elétricos, ainda mais quando ligado a banhos quentes por períodos longos.

Dicas para evitar que o chuveiro queime

Queimar a resistência do chuveiro, principalmente no inverno, pode nos pegar desprevenidos. Por isso, acompanhe as dicas especiais para evitar esse inconveniente:

  • Abra o registro normalmente, evitando diminuir o fluxo de água. Isso ajuda a manter a resistência 100% imersa na água.
  • Não abuse da opção “inverno”. Em dias quentes, deixe o chuveiro na opção “verão”. Além de consumir menos energia, ela também força menos a resistência, uma vez que não exige alto aquecimento da água.
  • Verifique se há algum fio derretido ou emendado que podem levar ao superaquecimento do sistema.
  • Considere a tensão da rede ao escolher a sua resistência. Verifique se ela está de acordo.
  • Se for tomar banho quente, evite prolongar muito.

Como trocar a resistência queimada?

Se o pior aconteceu, é necessário trocar o quanto antes a resistência do chuveiro. Diferente do que muitos imaginam, a troca da resistência é simples, mas requer alguns cuidados de execução.

Seguindo esse passo a passo, você trocará a resistência do seu chuveiro queimado sem qualquer problema:

  1. Desligue a energia do banheiro para evitar risco de choque.
  2. Desenrosque a parte debaixo do chuveiro e retire a resistência com muito cuidado.
  3. Utilize sempre ferramentas específicas para não causar nenhum dano à cuba e o restante do aparelho.
  4. Encaixe a nova resistência, então coloque novamente a base retirada da parte debaixo do chuveiro.
  5. Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por um tempo, não mais do que alguns segundos. Essa é uma medida de segurança para evitar que a nova resistência queime.

Uma dica final: lembre-se sempre de colocar a nova resistência exatamente na mesma posição da anterior. Pronto, simples assim! Com esses cuidados, a troca da resistência do chuveiro vai ocorrer de forma rápida e segura.