Em várias situações simples do cotidiano, como ligar e desligar aparelhos, temos que apertar botões repetidas vezes.

E isso acontece com muita frequência todos os dias, até sem nos darmos conta, pois já se tornou algo automático em nossas vidas.

Seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, estamos lá com o dedo posicionado para acender uma lâmpada, fazer tocar o interfone e ligar equipamentos.

Agora, você já parou para pensar como se dá o acionamento de uma campainha, por exemplo?

Você sabe qual é a diferença entre um pulsador e um interruptor?

Hoje vamos falar exatamente sobre isso, esclarecer possíveis dúvidas que você tenha a respeito dessas peças importantes para a criação de projetos residências, de escritórios, lojas, etc.

Acompanhe!

Interruptor

Utilizado comumente para ligar aparelhos elétricos e lâmpadas espalhadas em determinado ambiente, o interruptor é um dispositivo composto por duas posições: ligado e desligado.

O mecanismo da peça é bastante simples, ela funciona basicamente abrindo e fechando circuitos elétricos.

Quando se encontra em posição aberta, o interruptor exerce a função de fazer circular a energia, favorecendo a distribuição da mesma.

Na posição fechada, esse processo é imediatamente interrompido.

Um interruptor simples é constituído por dois terminais. Os fios que se encontram no quadro de distribuição de energia elétrica são ligados da seguinte forma: um diretamente ao interruptor e o outro a lâmpada.

O quadro de distribuição é um equipamento composto de disjuntores, chaves e fusíveis. responsável por receber e distribuir energia elétrica em uma edificação. Ele auxilia na proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas, evitando assim curtos-circuitos.

Encontre na Net Elétrica quadros de distribuição e mini-disjuntores para seu projeto:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-de-distribuicao-embutir-para-8-disjuntores-forceline/21290,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-de-distribuicao-embutir-para-16-disjuntores-forceline/21291,https://www.neteletrica.com.br/produto/mini-disjuntor-2p-6a-curva-c-400v-mcb-forceline/57796,https://www.neteletrica.com.br/produto/mini-disjuntor-2p-50a-curva-c-400v-mcb-forceline/57828]_##

Dica Net Elétrica: confira nosso artigo e saiba como prevenir curto-circuitos 

Já o interruptor que possui três terminais (o paralelo), oferece a possibilidade de que lâmpadas sejam ligadas de dois lugares distintos.

Um mecanismo bastante comum em quartos em que são instalados dois ou mais interruptores: um ao lado da cama e o outro próximo a porta, por exemplo.

diferença entre um pulsador e um interruptor

Há ainda o interruptor intermediário, que fica sempre posicionado entre dois conectores paralelos.

Esse modelo de interruptor permite que tenhamos o controle de três ou mais pontos de iluminação em ambientes amplos, como corredores.

Pulsador

O pulsador nada mais é que um tipo de interruptor, aquele que geralmente é utilizado em campainhasde casas, apartamentos e prédios comerciais.

diferença entre um pulsador e um interruptor

Bem, basicamente a diferença entre um pulsador e um interruptor convencional, seja ele simples, paralelo ou intermediário, é o modo de acionamento de ambos.

O pulsador fecha o circuito elétrico enquanto alguém o mantém pressionado. Nesse caso, a campainha fica tocando sem parar, por exemplo.

diferença entre um pulsador e um interruptor

Já o interruptor quando apertado fecha o contato até que o botão seja novamente pressionado.

A grande vantagem de usar interruptores com pulsador é que é possível ligá-los em paralelo, independente da quantidade de pulsadores e com apenas dois fios.

Além disso, com essa facilidade, alguns pulsadores possibilitam programar vários comandos nos interruptores.

Exemplo: segurar por alguns segundos o interruptor do escritório apertado e ele apagar todas as luzes ao mesmo tempo. É um modelo bem prático e funcional!

Veja o que selecionamos para você:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/modulo-pulsador-minuteria-force-line/22251,https://www.neteletrica.com.br/produto/modulo-interruptor-pulsador-campainha-force-line/22226,https://www.neteletrica.com.br/produto/conjunto-interruptor-pulsador-minuteria-force-line/22290,https://www.neteletrica.com.br/produto/conjunto-sobrepor-1-interruptor-simples-force-line/22299]_##

Gostou de saber a diferença entre um pulsador e um interruptor?

Conheça os produtos da Net Elétrica e facilite o acionamento de seus aparelhos eletrônicos e de iluminação. Acesse agora mesmo a nossa loja virtual!