A umidade na parede é uma situação que causa incômodo para muitas pessoas. Afinal, ela pode causar diversos outros inconvenientes, como o aparecimento de mofo e bolor, ocasionar problemas respiratórios, estragar roupas e móveis, além de afetar o reboco e a pintura. A Net Elétrica preparou esse artigo listando os sete principais problemas causados por umidade na parede, confira:

1) Mofo e Bolor

O mofo e o bolor são encontrados em paredes internas ou externas, onde a umidade, a temperatura e o PH da superfície são fatores que influenciam o seu aparecimento.

Tanto o mofo quanto o bolor são causados por colônias de fungos filamentosos que se desenvolvem em ambientes úmidos e escuros. O bolor apresenta uma tonalidade acinzentada e apenas infecta as superfícies, sendo removido mais facilmente.

Já o mofo chega a corroer os materiais afetados, apresentando pontos pretos visíveis e que exigem um maior trabalho para a remoção.

Quando o mofo é superficial no revestimento da parede, onde não são visíveis fissuras no reboco ou na tinta, ele pode ser removido com o auxílio de produtos fungicidas. Entretanto, normalmente a tinta deve ser removida e o composto aplicado diretamente no reboco.  

Se o bolor está instalado na parede de modo que o reboco e a tinta estão desagregados e soltando pedaços, pode ser o caso de uma infiltração mais séria que exige o auxílio de um profissional especializado, já que produtos químicos mais fortes precisam ser usados.  

2) Problemas Respiratórios

Como já mencionamos acima, a umidade nas paredes pode ocasionar o aparecimento de bolor e mofo. Além do fator estético, já que as superfícies ficam com um aspecto bastante feio, eles também podem trazer problemas para a saúde.

Ambientes afetados por colônias de fungos filamentosos apresentam uma grande concentração de esporos, que quando inalados, podem ocasionar problemas respiratórios e reações alérgicas, principalmente em crianças e pessoas idosas.

Uma forma que você pode proteger sua família é com um desumidificador de ambientes. Indicados para redução de microorganismos e proteínas alergênicas presentes em ambientes úmidos e que são transportadas dentro de gotículas de água. Reduzindo o mofo existente e desumidificando o ar.

##EI_[horizontal, https://www.neteletrica.com.br/produto/fora-mofo-desumidificador-de-ambiente-force-line-inmetro/22050]_##

3) Roupas e Objetos Estragados

A umidade na parede também pode estragar roupas e demais objetos no ambiente. Os tecidos são bastante suscetíveis ao mofo, ainda mais quando são guardados dentro de sacos plásticos.

Algumas soluções caseiras podem ajudar a resolver o problema de mofo nas roupas. Para peças brancas experimente deixá-las de molho em um balde de água com água sanitária. Em tecidos de outras cores substitua a água sanitária por suco de limão.

4) Estufamento dos Móveis

É comum observar um estufamento dos móveis em cômodos com paredes úmidas. Isso acontece porque a madeira ou o MDF absorvem a umidade do ambiente e suas fibras se expandem.

Assim como no caso das roupas, os móveis em ambientes úmidos também podem desenvolver mofo e bolor.

5) Estufamento e Rachaduras na Massa Corrida

Um dos sinais visíveis de infiltração e umidade nas paredes é o aparecimento de rachaduras e estufamento na massa corrida.

O acúmulo de gotículas de água na massa corrida resulta na formação de bolhas de ar, que, quando se rompem, criam buracos e rachaduras na massa corrida.

6) Defeitos na Pintura

A tinta é uma dos primeiros lugares onde é possível observar os problemas ocasionados pela umidade na parede, antes mesmo do reboco. Atente-se a pequenos defeitos e fissuras na pintura, eles podem indicar que uma condição mais séria de infiltração está por baixo da parede.

7) Desconforto Térmico

Esse é uma coisa que poucas pessoas sabem, mas a umidade nas paredes também pode causar desconforto térmico. Paredes úmidas não proporcionam um nível de isolamento adequado, causando problemas na regulação da temperatura.

Quando estamos em ambientes úmidos e sem um bom isolamento térmico dos elementos, sentimos mais frio e ficamos mais desconfortáveis.

A Net Elétrica é uma empresa que busca atender com excelência as mais variadas necessidades de nossos clientes, proporcionando a melhor experiência de compra.

Contamos com um catálogo de mais de 3.000 produtos oriundos, de mais de 100 renomadas marcas do mercado nas categorias de Elétrica, Iluminação, Máquinas, Pintura, Hidráulica, Jardinagem, Ferragens e Segurança. Acesse nosso site e confira!