Um passo muito importante na construção ou reforma da sua casa é escolher o quadro de distribuição de energia. Também chamado de quadro de força ou quadro de energia, esse painel é responsável pela distribuição de energia elétrica para os diferentes locais da sua residência.
A instalação elétrica deve ser realizada por um profissional capacitado, a fim de assegurar a instalação eficaz e segura. Nisso, entram engenheiros, eletricistas e técnicos da área elétrica.
Mas você pode conhecer melhor esse elemento fundamental que compõe a rede de energia elétrica da sua casa. Como escolher o quadro de distribuição ideal? Onde instalar?
Leia nossas dicas e entenda melhor sobre essa parte tão importante da sua reforma ou construção residencial.
O que é o quadro de distribuição?
O quadro de distribuição é o centro de toda a instalação elétrica. Nele, existem dispositivos de segurança e o controle dos circuitos elétricos no local residencial ou comercial. Tudo isso é dividido por ambientes e voltagens.
Cada fio de energia que chega até seus eletrodomésticos, lâmpadas e tomadas, por exemplo, parte dali. É no quadro de força que são divididas as cargas elétricas para cada fio (tomada do quarto, microondas, geladeira, etc).
Equipamentos hidráulicos que aquecem a água, como chuveiros e máquinas de lavar, demandas um disjuntor exclusivo a elas.
Na caixa de distribuição, os fios devem estar devidamente identificados para não causar nenhum acidente na hora da manutenção. A montagem ideal do quadro de energia deve ser no início da obra, pois facilita a instalação na parede.
O quadro de distribuição deve atender às normas regulamentadoras de instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410). Além disso, também precisa atender à norma de segurança em instalações elétricas (NR-10).
Essas certificações dão mais segurança ao seu ambiente residencial e serão confirmadas pelo profissional da área responsável pela instalação.
Mas como escolher o quadro de energia ideal para sua casa? Leia mais sobre isso a seguir.
O que procurar num quadro de distribuição
Primeiramente, certifique-se de que o profissional de elétrica contratado irá analisar todos os diversos circuitos de sua residência. Em conjunto com os aparelhos a serem utilizados, ele irá calcular as voltagens, amperagens e quantidade de disjuntores necessários para uma distribuição elétrica eficiente.
Em seguida, munido dessa informação, você saberá qual o tamanho e estilo de quadro de energia escolher. Existem diversos tamanhos que suportam a distribuição de energia. Sua residência pode necessitar tanto de apenas 8 disjuntores como de 24, por exemplo. Tudo dependerá da avaliação do profissional.
O quadro deverá estar dentro das normas mencionadas anteriormente e das necessidades elétricas da sua residência. O tamanho dele deverá abarcar todos os circuitos e prever um espaço para ampliações futuras, conforme a NBR 5410.
A qualidade do quadro escolhido é muito importante: uma baixa qualidade de distribuição pode acarretar em sobrecarga ou até mesmo curto circuito. O quadro de distribuição ideal é aquele feito de um material que não conduz chamas, como plástico de engenharia.
Em nosso site, temos várias opções de modelos e tamanhos de quadros de distribuição, bem como outros dispositivos necessários para a instalação. Nossos materiais não são condutores de chamas e nossos quadros atendem todas as normas nacionais de seguranças.
Modelos de aço inox também são indicados pela resistência a intempéries, como água e poeira. Nesse momento, você pode até pensar em combinar com o design do ambiente onde você vai instalar.
As caixas de distribuição são normalmente discretas, podendo harmonizar sem problemas com a cor da sua parede.
Você sabe quais os melhores lugares para instalar seu quadro de distribuição?
Onde instalar o quadro de energia residencial
Agora que você já entendeu os básicos da distribuição elétrica, você pode estar se perguntando onde geralmente é instalado o quadro de distribuição na sua casa.
O melhor local será indicado pelo engenheiro ou eletricista, mas você pode conhecer algumas dicas e ficar por dentro do planejamento de distribuição elétrica.
O quadro de energia deverá ser instalado num amplo espaço interno da sua casa, de preferência. Isso evita desgastes do material e nos fios elétricos, além de diminuir muito os riscos de curto circuito.
A caixa de distribuição elétrica deverá permanecer à vista e num local de fácil acesso. Essa regra é importante para melhor manutenção da distribuição. Nesse caso, resista à ideia de cobrir o quadro de energia com portinhas ou móveis pesados. O quadro pode ser sobreposto ou embutido, verifique o seu projeto.
O quadro de distribuição precisa ficar longe de tubulações de água. Uma dica é priorizar locais próximos às maiores cargas de eletricidade, como motores e ar condicionados.
Lembre-se de contar sempre com a avaliação de um engenheiro ou técnico da área elétrica. O profissional vai avaliar também a necessidade de dispositivos de proteção, além de instalar com segurança.