Lembra dos momentos de correr para acender velas no meio dos apagões? Isso pode ser coisa do passado se você tiver luzes de emergência na sua casa. Esse sistema de iluminação de emergência é presente em diversos estabelecimentos públicos e pode ser um fator determinante em situações domésticas de emergência  

Mas por que? Para que mais a luz de emergência serve? Podemos instalar esse tipo de iluminação em qualquer lugar?

Você já deve ter visto esse sistema de proteção na saída do cinema, escadas do prédio ou até mesmo em shoppings. E não é para menos: de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros, fica obrigatório a instalação da iluminação de emergência em locais públicos. 

As luzes de emergência são importantes por vários motivos, como evitar acidentes em casos de apagões, indicar as saídas ou escadas mais próximas e iluminar o caminho em locais com falta de iluminação.

Quando utilizado em residências, a luz de emergência tem o mesmo propósito: iluminar o local no caso de queda de luz ou outros problemas graves, como incêndios. Se você tiver uma casa com escadas ou com uma área externa maior, a iluminação de emergência é ainda mais importante. 

A importância da luz de emergência

Provavelmente, você já deve imaginar que a presença da iluminação de emergência seja muito importante no evento de uma queda de energia. Mas não é somente para esse caso que ela é indicada! 

Como já diz o nome, esse sistema de iluminação também é ativado quando ocorre falta de energia em decorrência de emergências. Em termos práticos, será a luz que vai funcionar no caso de incêndios, desmoronamento, falta de iluminação por nuvens de poeira e outras situações. Isso auxilia no socorro que irá ser prestado nessas condições, bem como a própria movimentação das pessoas.

Além disso, a luz de emergência precisa seguir o padrão da norma NBR 10.898 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para assegurar uma maior eficiência. A segurança dos moradores de um condomínio ou residência depende, também, do bom cumprimento das normas. Por isso, certifique-se de que sua luz de emergência cumpra esse requisito. 

Onde instalar a luz de emergência?

O planejamento das luzes de emergência deverá, idealmente, surgir durante os primeiros passos da construção, a fim de tirar o melhor da luz de emergência.

Quando você pensa em instalar uma iluminação de emergência em ambientes da sua casa, é necessário pensar nos cenários onde essa iluminação seria necessária. Em casos de queda de energia, por exemplo, a ideia é conseguir enxergar os arredores do ambiente e resolver o problema.

É importante, portanto, a presença de luminárias de emergência em locais como porões, grandes despensas e escadas. Mas quem entende mais da sua rotina e necessidade de segurança é você! Comunique ao profissional arquiteto ou eletricista sobre quaisquer eventos que você considera importante a presença da luz de emergência.

Saiba também que a iluminação vertical e horizontal do ambiente evita acidentes e facilita a identificação da porta ou saída mais próxima. Por isso, pode ser necessário investir em mais de uma luz de emergência dependendo do local de instalação.

As opções de colocação desse sistema de iluminação são aclaramento ou balizamento. A primeira serve o propósito de iluminar minimamente o local. A segunda, de indicar e orientar a saída mais próxima.

Em locais residenciais externos, escolha locais planos para que a visibilidade da luz seja bem distribuída. Pode ser interessante escolher um local mais alto para instalar sua luminária de emergência, para evitar furtos e acidentes domésticos. 

Dicas na hora de escolher e instalar a luz de emergência 

Durante o planejamento de instalação de um sistema de iluminação emergencial, preste atenção em alguns detalhes. Primeiro, quantas luzes são necessárias para o ambiente? Isso dependerá do tamanho e maior necessidade de iluminação.

Outros fatores a serem observados são relativos a altura de instalação, o grau de iluminação e a distância entre as luzes. Na instalação, procure um posicionamento alto para evitar que alguém alcance sua luz de emergência. Além disso, é necessário fixar sua luminária de emergência na parede, para que não ocorra deslocamentos no caso de movimentação próxima.

As luzes de emergência mais utilizadas são as de LED, fluorescente ou dicróicas. O LED possui uma durabilidade até oito vezes maior do que a fluorescente compacta, tornando-se a preferida nesse quesito.

É interessante, também, escolher uma luz de emergência que tenha uma bateria duradoura. Nossa luz de emergência LED, por exemplo, é recarregável e sua bateria de lítio garante uma autonomia de até 8hs. Essas duas características são indispensáveis numa luz de emergência: alta durabilidade e longa duração de autonomia.

Outros cuidados são referentes à manutenção da sua luz de emergência. Preste atenção aos cuidados de manutenção do fabricante quanto à vida da bateria e checagens rotineiras. Assim, você protege sua família de modo muito mais eficaz.