Na hora de projetar ou reformar sua cozinha, escolher a pia e bancada ideais são fatores essenciais. Seja na sua cozinha residencial ou industrial, essa superfície precisa ser resistente e eficiente. Por isso, existem vários modelos diferentes dependendo do fator que você preza: resistência, beleza, praticidade, etc.

Dentro desse cenário, como escolher a melhor pia para cozinha? Como escolher o material e modelo ideais?
Ajudamos você a encontrar a melhor opção de pia e bancada para esse cômodo tão importante. Siga conosco!

Diferentes materiais de pia para cozinha
Os principais materiais para pia de cozinha normalmente unem a resistência à estética. Por isso, pode ser confuso entender qual é o mais adequado para você. Na hora de escolher a pia e bancada, tenha em mente sua prioridade: modernidade e beleza, resistência à materiais cortantes ou praticidade na hora de limpar com materiais simples ou pesados?
Com isso em mente, fica mais fácil entender os pontos fortes de cada material. Conheça os materiais de bancadas e pias de cozinha que são mais utilizados por aí:

Pia de aço inox
Muito práticas e resistentes, a pia de aço inox é uma das mais comuns no mercado. São fáceis de limpar e resistentes a corrosões por materiais químicos. Mesmo assim, ainda podem sofrer com riscos e arranhões.
Se você precisa de uma pia e bancada para sua cozinha industrial, a pia de inox é uma boa pedida. Ela é muito higiênica e suporta limpezas mais pesadas. O ideal é utilizar materiais de limpeza específicos para inox, pois assim o brilho é garantido.

A pia para cozinha residencial também se beneficia desse material no quesito limpeza e praticidade. O cuidado maior, contudo, fica com o apoio de eletrodomésticos e objetos cortantes dentro e cima da pia. Com esses cuidados, sua pia de inox pode ser muito prática e versátil, já que combina com muitos estilos de decoração e torneiras variadas.

Pia de granito

Durável e esteticamente moderna, a pia de granito traz uma durabilidade muito funcional para a sua cozinha residencial. Não acumula resíduos nem manchas, sendo uma opção bem resistente à objetos cortantes e alimentos variados.
Com um requinte natural, essa opção normalmente é acompanhada por uma cuba retangular ou quadrada do mesmo material. Ainda que durável, é recomendado limpar sua pia de modo criterioso e utilizando os produtos adequados para esse material.
Normalmente, água e detergente são eficazes, assim como manter a bancada seca. Evita utilizar produtos abrasivos, como solvente. Por isso, se você possui um local de trabalho industrial, prefira outros materiais mais fáceis de limpar de modo mais agressivo.
O granito ainda possui acabamento polido ou rústico. A escolha vai depender do estilo da sua cozinha. Por isso, se você utiliza esse cômodo com bastante frequência, aposte na pia de granito sem medo.

Pia de Silestone
Durável e esteticamente moderna, a pia com cuba sobreposta ou moldada na própria pedra de Silestone traz uma durabilidade muito funcional para a sua cozinha residencial. Não acumula resíduos nem manchas, sendo uma opção bem resistente, além de ser possível encontrar em diversas cores, como vermelhos, verdes, amarelos, entre outros.
É o que há de mais durável e moderno, porém, o valor é um pouco salgado em relação aos outros tipos de materiais devido ao seu processo de produção, que deixa a pedra com uma resistência incrível, além do acabamento perfeito em sua montagem.

Pia de mármore sintético
Outra opção estilosa e que pesa menos no orçamento é a pia de mármore sintético. Esse material é bem resistente a manchas e riscos, podendo suportar bem aqueles que possuem algum chef de cozinha na família.
Além disso, a pia de mármore sintético é muito versátil e não sobrecarrega o ambiente da cozinha. Por isso, combina com quase todos os estilos de decoração.
Contudo, não lida muito bem com substâncias ácidas e muito agressivas. A limpeza constante, mas leve, é a mais indicada para quem possui uma pia desse material.

Pedra sabão ou esteatita
Uma pedra natural, a esteatita é muito utilizada em locais industriais, como laboratórios de manipulação. O motivo é a sua resistência a substâncias ácidas, quando bem lubrificadas e polidas.

Com várias opções de cor, ela pode ser utilizada também na pia para cozinha residencial. O uso de materiais de limpeza adequado é essencial.

E quais são os diferentes estilos de pia para cozinha?
Quando você for escolher a pia ideal para sua cozinha, deve também levar em consideração aspectos como tamanho e estilo de cuba.
A profundidade média de uma cuba para sua pia é de 60cm, variando entre 50cm e 65cm.
Dependendo do uso que você faz da cozinha, pode precisar de uma cuba mais funda ou até mesmo dupla.
Uma cozinha espaçosa, tanto residencial quanto industrial, se beneficia bastante de uma pia dupla. Muito práticas, oferecem mais espaço no manuseio de louças e preparo de alimentos. Se você optar por esse tipo de pia, tenha certeza de que sua torneira tem um alcance maior.

O tipo de cuba também pode ser escolhido: entre modelos mais clássicos, como retangulares com cantos arredondados, redondos e até mais modernos, como quadrados.

A praticidade reside nos modelos retangulares e quadrados, pois oferecem um formato mais ergonômico na hora de lavar utensílios. Além disso, esses formatos são mais populares no mercado, o que facilita encontrar a pia para cozinha ideal.
Geralmente, as linhas retas estão nos modelos mais modernos, que pedem por materiais também mais modernos para complementar o visual. Ainda assim, o estilo de cuba vai depender do quanto você utiliza a cozinha e prioriza a praticidade acima de tudo.