Se você é do tipo de pessoa que costuma fazer pequenos consertos, reparos e instalações em sua casa, talvez você também queira aprender como trocar a resistência do chuveiro em total segurança.

Afinal, não existe nada mais inconveniente do que perceber que o chuveiro está apresentando problemas, que a água parou de esquentar de repente, dando um sinal de alerta que lhe faz pensar: há algo de errado por aqui e eu preciso resolver!

É importante salientar que, em alguns casos, o mau funcionamento do chuveiro acontece em decorrência da rede elétrica da residência, que pode estar operando com falhas. Sendo assim, torna-se necessário chamar um eletricista para identificar o que está acontecendo no local e solucionar o problema imediatamente.

Entretanto, na maioria das vezes, não se trata de problemas na rede elétrica e sim apenas no desgaste da resistência que fica dentro do chuveiro, recebendo água quente e fria toda vez que é acionada.

Sim, o choque térmico aliado ao uso frequente do chuveiro elétrico pode danificar a resistência e queimá-la, sendo inevitável a substituição por outra peça.

Por isso, além de explicar como trocar a resistência do chuveiro, vamos ensinar como pequenas atitudes diárias podem ajudar a nova peça durar mais tempo.

Identifique o problema

Se você ligou o chuveiro e se deu conta de que a água não esquentou como de costume, desligue e ligue novamente o disjuntor.

Caso não faça diferença alguma, ou seja, se o problema persistir, não tem outro jeito: é o momento de trocar a resistência do seu chuveiro.

Escolha o modelo ideal de acordo com a marca, voltagem e outras especificações da peça. Confira as resistências da Net Elétrica:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/resistencia-corona-mega-ducha-127v5500w/21707,https://www.neteletrica.com.br/produto/resistencia-ducha-ultra-065j-5500w127v-lorenzetti/21745,https://www.neteletrica.com.br/produto/resistencia-corona-banhao-power-6400w220v/21697,https://www.neteletrica.com.br/produto/resistencia-lorenzetti-chuveiro-advancedtopjet-5500w220v/21731]_##

Desligue a fonte de energia e enxugue o piso

Para evitar problemas como choque elétrico e quedas, por exemplo, você deve se precaver e deixar o ambiente livre de perigo.

Portanto, a primeira medida de segurança a ser tomada na hora de trocar a resistência do chuveiro da sua casa é desligar a chave geral e deixar o piso sequinho para iniciar o processo com tranquilidade.

Posicione a escada e ferramentas adequadamente

Com a fonte de energia desligada e o piso devidamente seco, posicione a escada embaixo no chuveiro ou em uma posição mais confortável para que você possa trabalhar com segurança.

Procure manter próximas as ferramentas que irá precisar para trocar a resistência do chuveiro, tais como: alicate, chave de fenda, lixa e uma escova de dente velha para efetuar a limpeza da peça e da parte interna do chuveiro.

Você não tem esses itens na sua casa? Compre na loja virtual da Net Elétrica!

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/escada-de-aluminio-alumasa-4-degraus/58497,https://www.neteletrica.com.br/produto/alicate-universal-profissional-8a-belzer-cabo-vermelho-1000v/52847,https://www.neteletrica.com.br/produto/chave-fenda-3x75mm-forceline/57835,https://www.neteletrica.com.br/produto/lixa-tatu-gk-d-agua-240-c-50/21100]_##

Retire a parte inferior do chuveiro e faça a limpeza

Com a chave de fenda em mãos, retire a parte de baixo do chuveiro (o espalhador).

Mas tenha cuidado para não deslocar a borracha que fica localizada entre a tampa e a câmara para evitar vazamentos futuros, certo?

Se a resistência estiver realmente queimada, você conseguirá identificar através das marcas de queimado e um possível rompimento na espiral. Sendo assim, é necessário mesmo trocar a resistência.

como trocar a resistência do chuveiro

Porém, antes de instalar a nova peça, utilize a escova de dentes para limpar os orifícios, câmara, fios e contatos.

Realize a troca da resistência do chuveiro

Com a ajuda de um alicate, retire a resistência queimada do seu chuveiro.

Siga as instruções do fabricante para tudo correr bem na instalação.

Observe com atenção a posição da resistência que não tem mais utilidade e tente colocar a nova da mesma maneira.

Você pode tirar uma foto para seguir os passos direitinho!

Recoloque o espalhador

Bem, tudo certo, você trocou a resistência! Agora é hora de colocar a parte inferior do chuveiro de volta.

Para isso, pegue novamente a chave de fenda e recoloque o espalhador, câmara e tampa em seus devidos lugares.

como trocar a resistência do chuveiro

Certifique-se de que os parafusos estão suficientemente apertados para não surgirem problemas, como o indesejado vazamento, por exemplo.

Faça testes no chuveiro

Ainda sem ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água fria cair por alguns minutos. Observe se há vazamentos.

Em seguida ligue a chave geral e se certifique de que a água está esquentando normalmente. Avalie a intensidade do aquecimento!

Correu tudo bem? Ótimo, sinal de que você aprendeu como trocar a resistência do chuveiro com o máximo de eficiência!

Agora saiba o que fazer para a nova resistência durar mais tempo:

  • Evite banhos muito longos e excessivamente quentes;
  • Antes de comprar chuveiros, duchas e resistências, veja se a voltagem corresponde a existente em sua residência;

Compre seu chuveiro ou ducha na loja virtual da Net Elétrica!

  • Contrate um profissional para avaliar a pressão da água para evitar sobrecarga de energia do chuveiro elétrico;
  • Efetue de tempos em tempos o mapeamento da fiação do seu banheiro para solucionar possíveis problemas.
  • Verifique problemas com os disjuntores elétricos da sua casa. Quando essa peça está velha ou apresenta desgaste, a melhor opção é substituí-la.

Veja o que temos aqui:

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/quadro-distribuicao-24-disjuntores-din-br-sobrepor-forceline/24810, https://www.neteletrica.com.br/produto/disjuntor-caixa-moldada-jng-dam1-160n-160a-3p-ajustavel/21139]_##

Viu como trocar a resistência do banheiro pode ser simples?

Basta ter as ferramentas certas e adotar medidas de segurança para que a instalação fique perfeita!