Atualmente, no Brasil, existem vários tipos de plugues de tomada diferentes e que podem causar possíveis riscos de choque aos usuários.

Para criar uma padronização e eliminar esses riscos, foi desenvolvido o modelo atual de plugue, de acordo com as regras do INMETRO NBR 14136.

Sendo assim, é possível encontrar o novo modelo em grande parte dos equipamentos elétricos e eletrônicos atuais, principalmente nas chamadas linhas brancas: máquinas de lavar, micro-ondas, geladeira, fogões, entre outros.

Esse novo modelo de plugue necessita do pino Terra (que serve para evitar choques e sobrecargas ao aterrar seguramente o equipamento). Assim, o modelo atual de plugue conta com três pinos e é popularmente conhecido como Tripolar 2P + T (2 polos +  Terra).

O que são Pinos Adaptadores de tomadas?

Mesmo com a padronização, é possível encontrar em algumas residências tomadas e plugues dos mais variados tipos.

Sendo assim, para conseguir adequar os equipamentos antigos já com o novo padrão estabelecido pelo INMETRO, existe a necessidade de colocar adaptadores nas tomadas.

Veja abaixo alguns exemplos de pinos adaptadores de tomadas:

O que são Pinos Adaptadores de tomadas?

Os pinos adaptadores de tomadas são a alternativa encontrada para conseguir utilizar equipamentos com as novas tomadas em plugues antigos ou até mesmo equipamentos antigos em imóveis que já possuam as novas tomadas.

Ao invés de trocar as tomadas ou comprar adaptadores, algumas pessoas optam por cortar o pino Terra dos equipamentos para fazer a ligação diretamente na tomada. Porém, isso não é indicado visto que, além de perder a garantia do aparelho, essa prática pode danificar os equipamentos caso a ligação esteja errada e até mesmo provocar um curto circuito.

Para não ter problemas com os novos plugues do mercado, conheça os pinos adaptadores que a Net Elétrica tem a oferecer.

Clique aqui e conheça todas as opções de adaptadores de tomada em nossa loja virtual.