Quem não gosta de chegar em casa depois de um dia de trabalho cansativo, acomodar seus pertences em algum lugar da casa e aproveitar um banho relaxante?

Justamente por ser um momento único, que faz com que as pessoas consigam descansar (ao menos por alguns minutos) a mente e o corpo, é muito importante que o banheiro esteja em ordem e seja minimamente confortável.

Nesse ponto, uma das coisas que você deve se preocupar é em escolher uma boa ducha ou chuveiro para tornar o banho do dia a dia ainda mais especial.

Mas antes de falar dessa escolha, que é sem dúvida algo fundamental para o seu bem estar, saiba qual a diferença entre chuveiro e ducha.

Afinal, você precisa optar pelo item que melhor se encaixa as suas necessidades!

Diferença entre chuveiro e ducha: escolha o melhor para o seu banheiro

Chuveiro

Normalmente a classificação técnica determina a diferença entre chuveiro e ducha, ou seja, a classificação se refere à maneira que a água recebe a descarga para seu aquecimento.

No mercado existem diversos modelos de chuveiro com resistências distintas, os quais recebem correntes elétricas que elevam a sua temperatura em maior ou menor grau.

A resistência fica imersa na água (dentro do tanque do chuveiro) e é acionada sempre que se abre o registro.

Os chuveiros convencionais necessitam da resistência mais fina, já as duchas (por terem um fluxo maior de água), funcionam com uma resistência maior.

Com o uso prolongado do chuveiro, a resistência pode vir a queimar, havendo a necessidade de troca imediata da peça.

Para realizar esse serviço com segurança, entre em contato com um técnico autorizado ou eletricista da sua confiança!

Encontre aqui alguns tipos de resistência para o seu chuveiro:

Resistência Corona mega banho – Compre aqui

Resistência Duoshower – Compre aqui

Resistência Hydra 8 temperaturas – Compre aqui

Os chuveiros são indicados para banheiros que possuem em sua instalação uma pressão mais alta. Ou seja: quando o local do chuveiro está posicionado acima de 5 metros da fonte, da caixa d’água por exemplo.

Isso porque, quando o chuveiro está muito próximo da coluna de água há uma perda significativa de vazão e pressão, enfraquecendo o fluxo esperado para proporcionar um banho reconfortante.

Nesses casos, o ideal é comprar um pressurizador e acoplá-lo ao chuveiro, garantindo que a pressão chegue a um nível mais adequado, com muito mais potência.

Além disso, para que um chuveiro possa ser instalado adequadamente é preciso contar com o suporte de um braço, um cano como é comumente conhecido.

Veja algumas opções que temos disponíveis em nossa loja virtual:

Braço para chuveiro Bognar 40cm – Compre aqui

Braço para chuveiro G3 30cm – Compre aqui

Braço para chuveiro Artplas 30cm – Compre aqui

Aproveite e compre sua ducha na Net Elétrica!

diferença entre chuveiro e ducha

Maxi ducha 127v 5500w Lorenzetti – Compre aqui

Ducha evolutionmaster220v branca Lorenzetti – Compre aqui

Ducha Famesuper4t 127v 5400w – Compre aqui

Para você que vive em uma região cujo calor é intenso ou tem piscina na área externa da casa, possui casa de praia/sítio, temos modelos de chuveiro frio que atendem perfeitamente as suas necessidades.

Confira:

Chuveiro frio Tigre – Compre aqui

Chuveiro frio Luconi cromado – Compre aqui

Chuveiro frio Luconi branco – Compre aqui

Ducha

Apesar de alguns fabricantes descreverem no produto ducha elétrica, ela só demonstra sua funcionalidade através de uma engrenagem externa, através de aquecedores de água, por exemplo.

O que significa dizer que as duchas não possuem peças elétricas embutidas para promover o aquecimento da água na hora do banho. Essa tarefa fica por conta de um sistema de aquecimento a gás ou da energia solar.

Então podemos dizer que a ducha por si só não esquenta a água, mas ela funciona perfeitamente de modo a espalhar a água que é recebida da tubulação, quente o suficiente para tornar o banho super agradável.

A ducha é posicionada no box do banheiro em um ângulo inclinado para que a água desça em elevada potência, diferente do chuveiro que possui uma queda reta pelo fato de se ligar a um cano que fica preso na parede, como dissemos anteriormente.

Curiosidades

  • A ducha não precisa de uma fiação elétrica para funcionar, o que impacta positivamente na conta de energia;
  • O chuveiro é indicado para casas ou apartamentos que tenham uma fiação próxima a saída de água (da fonte);
  • O chuveiro consome menos água por já sair quente, evitando quaisquer desperdícios;
  • Se você reside em casa, é possível captar a energia solar para esquentar a água que sai da ducha.

Economia e conforto são dois critérios que você deve levar em consideração na hora de avaliar a diferença entre chuveiro e ducha e fazer a melhor escolha para o seu banheiro.

Veja as melhores opções para sua casa na loja virtual da Net Elétrica.