Considerando que o segmento de energia elétrica foi um dos que mais cresceram no Brasil entre 2016 e 2018, temos aí um cenário promissor para o próximo ano. O mercado brasileiro vem atraindo muitos investimentos para a área, inclusive superando expectativas.

Ciente disso, o que o eletricista profissional pode esperar para o próximo ano? Quais serão as novas tendências, oportunidades e áreas de destaque? Com uma diversidade de novas áreas de trabalho para 2020, é preciso investir em atualização profissional.

Você está preparado para esse futuro? A seguir traremos informações importantes para você se preparar para 2020 e entender os rumos do mercado para o eletricista profissional.

Energias renováveis

As energias renováveis estão em alta e isso é uma ótima notícia para os eletricistas profissionais. Segundo um estudo da Agência Internacional de Energia Renovável, o Brasil é o segundo país que mais cria vagas para energia limpa.

São 894 mil pessoas empregadas graças a energias renováveis e novos postos surgindo por aí. Na Europa, por exemplo, existe uma carência de 7 mil profissionais qualificados para lidar com esta demanda por ano.

Diferente de outros setores da economia, dados da Associação Brasileira de Energia Eólica apontam um crescimento para o ramo. A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada só tende a crescer, abrindo caminho para profissionais eletricistas com essa especialidade.

Para se ter uma ideia, estima-se um total de 200 mil novos empregos no país até 2026, só no campo da energia eólica. Pode-se operar no dimensionamento de projetos em residências, instalações, manutenção de usinas e demais funções. 

Indústria 4.0

Você já ouviu falar deste termo? Ele diz respeito à chamada quarta revolução industrial, a tendência de automatização com base em dados. Com o avanço da inteligência artificial, processos industriais vem tomando rumos mais tecnológicos.

Esse avanço da digitalização dos processos ainda não é tão grande, mas vem aumentando nos últimos tempos. Até 2020, especialistas apontam um possível aumento de 72%. Isso significa que novas oportunidades de trabalho estão por vir.

Para o engenheiro eletricista, diversas novas áreas vão surgir com essa mudança, principalmente através da Eletrônica Embarcada, Microeletrônica e mesmo Robótica. Esses processos automatizados precisarão contar cada vez mais com mão de obra qualificada.

O valorização do eletricista para 2020

Se hoje o eletricista profissional já é de extrema importância, para 2020 esse fator saltará para um novo patamar. Além disso, a versatilidade da profissão também trará oportunidades em áreas cada vez mais amplas.

Se formos pegar o engenheiro eletricista como exemplo, estamos falando de oportunidades como projetista, executor de soluções para redução de consumo, executor de medidas protecionais e tantas outras.

Muito mais do que no meio residencial é na indústria que o eletricista perceberá mais oportunidades deste novo mercado. Hoje, no Brasil, o setor industrial representa um consumo de energia elétrica muito maior do que os demais.

A indústria não pode parar, exigindo cada vez mais energia de qualidade e pessoas qualificadas para melhor atender às suas necessidades. A importância dos engenheiros eletricistas é uma certeza para esse futuro.

Não apenas isso, mas as condições naturais do Brasil também auxiliam nessa questão. O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo – e, consequentemente, onde ocorre mais mortes por conta deste fator.

Qual a relação disso com o setor, afinal? Por conta dessa condição natural, cresceu a quantidade de escritórios especializados em proteção de descargas elétricas. Profissionais que executam as devidas medidas de proteção estão em alta.

Outra questão é o momento promissor que passamos hoje em relação a oferta de energia elétrica. Estima-se também um aumento na demanda de eletricistas profissionais para trabalhar com estudos de viabilidade de projetos do setor de energia e análise de indicadores.

Em resumo

O que você precisa entender é que o cenário está mudando, tantos na relações de trabalho, quanto na diversidade de fontes de energia. Quanto maiores as mudanças, mais oportunidades que pedem por formações plurais.

É preciso estar atento a essas mudanças, compreendendo qual pode ser o seu papel neste futuro próximo. Além das oportunidades, 2020 também vai cobrar qualificação dos eletricistas profissionais. Não é apenas a energia que é renovável! Você também precisa se renovar.