Peça de extrema importância para o funcionamento do chuveiro, o registro serve para controlar o fluxo ou mesmo bloquear a saída de água da instalação hidráulica. No mercado, temos uma grande variedade de opções para atender a esse propósito.

De diferentes tipos, modelos e até design, fica fácil se perder no meio disso tudo. Você sabe escolher o registro ideal para o seu chuveiro? Vamos, passo a passo, entender a função do registro, suas diferenças e características especiais.

Tipos de registro

Cada tipo de registro traz as suas peculiaridades e é preciso estar atento a elas antes de iniciar uma troca ou mesmo uma obra em sua casa. Vamos à lista? Acompanhe!

Registro de pressão

Instalados na parede do chuveiro, os registros de pressão atendem ao objetivo de controlar o fluxo da água. Em outras palavras, eles comandam a vazão do líquido.

Sempre que precisar acionar a água no momento do banho, o registro será muito útil.

Registro de gaveta

Por outro lado, os registros de gaveta, bem como os de esfera, são utilizados para bloquear por completo a passagem de água (usado principalmente em caso de manutenção).

É importante que esses tipos de registro sejam instalados próximos aos seus respectivos pontos de uso. O que isso quer dizer? Quer dizer que cada hidráulico precisa ter o seu próprio registro.

Na prática, se houver dois banheiros em sua casa, o indicado é instalar ao menos dois registros para cada banheiro, sendo um de pressão e outro de gaveta. A intenção é bloquear a saída de água do chuveiro, da torneira e do vaso sanitário.

Registro de esfera

Já o de esfera traz algumas peculiaridades especiais. Além de utilizado para bloquear a saúde de águas provenientes dos sistemas hidráulicos, ele também é muito recomendado para instalações em caixa d’água.

Isso ocorre porque a peça é consideravelmente mais resistente normalmente feita do mesmo material dos tubos de conexão hidráulica aí da sua casa (PVC).

Registro ou base?

Uma dúvida que pode surgir durante todo o processo é sobre a utilização da base e do registro. Quais as diferenças entre as duas peças?

É bem simples, na verdade.  A  base funciona como o registro, mas, por sua vez, ela não conta com o mecanismo de abre e fecha.

Isso ocorre para garantir ao consumidor maior liberdade na hora de escolher seus acabamentos, principalmente para aqueles que valorizam a boa estética.

Por sua vez, o registro é a peça completa, com mecanismo de abre e fecha e tudo!

A cor e o material

Quando o assunto é acabamentos, diferentes tipos de materiais devem ser levados em conta. Cada um deles serve melhor para um objetivo, atendendo às mais diversas questões estéticas e funcionais.

Entre os mais comuns, temos esses materiais: latão, metal e alumínio. Mas não para por aí! Existem também opções de plástico, mas essas demandam uma atenção especial. Não são dos mais duráveis e não aconselhamos para todos os usos.

Independente do metal, o ideal é apostar no revestimento cromado. O cromo é um metal bem resistente à umidade e corrosão, garantindo uma maior durabilidade para o produto. Mora no litoral em em local que sofre com essas questões? Escolher um material cromado fará toda a diferença.

É comum muitos clientes optarem por registros metálicos prateados, principalmente pelo fator estético. Registros residenciais, afinal, fazem parte do resto do conjunto do banheiro da casa. Naturalmente, o tom metálico pode combinar muito mais facilmente com o restante do ambiente.

Você não precisa se limitar a ele! Pelo contrário, há outras opções no mercado. Acabamentos nas cores preto, dourado, cobre e branco também são boas escolhas para realçar aquele azulejo colorido ou mesmo as paredes. Aí, é claro, depende da preferência do indivíduo.

Agora, além das cores, existem outros pontos para considerarmos. Vamos a eles!

Acabamento

Entre as opções disponíveis, as mais recorrentes são as de acabamento do tipo comum. Você certamente conhece, é o famoso formato “cruz”. Intuitivo, é mais uma prova do design funcional.

Mas este é o único? A resposta é “não”. Existe também o acabamento monocomando, que é do tipo “alavanca”. Certamente você também já se deparou com este, muito comum em estabelecimentos comerciais, mas não está restrito a eles. Várias residências optam por este modelo.

O design é um fator importante para a escolha, mas não basta pensar nisso. Por exemplo: as temperaturas de saída. No monocomando, a água ou sai quente, ou sai fria. Diferente de outros modelos, você não pode misturar as temperaturas.

E se você quiser esse recurso, é importante instalar um misturador no registro.

Formato e Rotação

Ao questionar sobre o formato do registro, o que você pensa imediatamente? Talvez você responda: “o tradicional, em forma de estrela com as pontas arredondadas”. Novamente, esse não é o único.

Como falamos, existem outros, como alavanca e o tipo “redondo”. Cada formato também se adapta a diferentes fins? Chuveiros, torneiras ou mesmo na parede, direto no registro geral. O lugar instalado influencia diretamente no fluxo de água. Assim, a escolha do acabamento para registro também varia.

Quer um exemplo? Vamos considerar o registro utilizado para controlar a água do vaso sanitário. É preciso liberar mais água do que aquela colocada na torneira, certo? Por isso, vamos entender melhor os tipos e as indicações ideais:

Rotativo

É o que gira completamente em torno do próprio eixo. Ele é mais indicado para o controle de fluxos de água mas fortes, como é o caso dos registros de chuveiro ou descarga.

Alavanca

Com a opção de abrir para cima ou para baixo, essa funcionalidade vai depender do modelo escolhido. Normalmente, o fluxo de água é normal, nem forte, nem fraco. Por isso, inclusive, é comum sua utilização em ambientes comerciais.

O design é um diferencial. Com linhas mais sofisticadas, combina bastante com pias de banheiro. Geralmente estas não demandam um fluxo tão forte de água, inclusive.

¼ de volta

O nome já diz tudo: ele até gira, mas não totalmente como é o rotativo. Qual  vantagem, então? A agilidade. Assim fica mais rápido para abrir o registro, evitando também o desperdício de água. Afinal, ela também sai em menos quantidade. Por isso, também é importante considerá-la para demandas com fluxos menos pesados.