“Segurança em primeiro lugar” é uma frase comum que reflete as condições de vida na nossa realidade. A verdade é que conviver com a insegurança se tornou algo corriqueiro, 24 horas por dia.

Por isso, a cada ano, cresce a demanda por recursos de segurança, principalmente no setor residencial. Novos kits de alarmes são lançados no mercado para atender a essa crescente necessidade, contando com recursos tecnológicos como sensor magnético, sensor de movimento, alertas sonoros, entre outros.

Quando o risco é detectado, é preciso contar com um kit de alarmes eficaz. Ao lidar com a nossa segurança e a dos nossos familiares, toda precaução é pouca.

Então, se você vai se mudar, ou mesmo não se sente seguro com seu sistema de segurança atual, fique atento as dicas de kit básico de alarmes residenciais para proteger a sua casa.

Cercas elétricas e perimetrais

Opções famosas e relativamente baratas, cercas elétricas passam um recado claro. As altas descargas elétricas que elas oferecem, muitas vezes são o bastante para inibir invasores.

Algumas, porém, são mais chamativas. Se você procura uma opção mais discreta, uma boa aposta é a cerca perimetral inviável. Elas são invisíveis, normalmente compostas por raios infravermelhos, capaz de detectar qualquer movimento suspeito.

É preciso tomar um cuidado especial: se você mora em local com bastante vegetação alta, pode ser que você note alguns falsos disparos. Aconselhamos considerar esse ponto antes de fazer a instalação.

Outra questão: sua instalação precisa, sempre, seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para as elétricas, é preciso uma altura mínima de 2,5 metros e trazer identificação visível.

Câmeras de segurança residencial

Monitoramento por câmera é outro recurso muito utilizado vinculado a uma central de alarmes. Hoje em dia, contamos ainda com sistemas de alta definição, facilitando a identificação de intrusos ou elementos suspeitos.

Para projetos de custos, tamanho e estruturas variados, existe um leque de opções: soluções em tecnologia IP e HDCVI, por exemplo, além de softwares e gravadores digitais integrados. Também há modelos compactos, Plug and Play, feitos especialmente para proteção de patrimônio. Estes são considerados kits mais básicos.

Por si, um painel de controle de alarme que conte com recursos em vídeo pode ser uma boa ferramenta inibidora. Ao ocorrer o pior, também auxilia bastante posteriores investigações. É sempre importante cuidar o local de instalação, respeitando políticas de privacidade e, é claro, otimizando a área de cobertura.

Câmeras falsas

Agora se você não tem muito para investir, mas não quer se sentir inseguro mesmo assim, existem possibilidades mais em conta. Uma delas é o recurso de câmeras de segurança falsas.

Em termos de aparência, elas são facilmente confundidas com câmeras normais. A diferença, é claro, é seu funcionamento. Diferente das demais, estas são apenas recursos visuais. E funciona?

As câmeras falsas intimidam possíveis invasores, que não sabem distinguir entre elas e um equipamento de gravação real. Sabe-se que essa simples ação já é responsável por inibir bastante a ação de bandidos, que não querem correr o risco de serem capturados pelas câmeras de vigilância.

Fechaduras elétricas

Pensar a segurança das vias de acesso é sempre uma boa alternativa para ampliar a segurança no local. Para isso, fechaduras elétricas são medidas protetoras indispensáveis.

Existem diferentes formas de controlar este acesso, cada uma com um recurso diferente. Alguns utilizam cartão com sensor, outros contam com o apoio de um fecho elétrico, ou mesmo porteiro eletrônico. À risca, até mesmo um cadeado com chave pode se enquadrar aqui.

Porteiro eletrônico

Além disso, pode-se sempre contar com a segurança extra de um porteiro eletrônico. Um meio de comunicação eficiente, ele auxilia o controle de acesso a vários espaços. O alarme é importante, mas pensar a logística de acesso pode prevenir várias situações de risco.

Quando acompanhado de um sistema de vídeo, o porteiro eletrônico garante a identificação imediata da pessoa que pede permissão para entrar. Esse mecanismo é útil, inclusive, em situações coercitivas, onde moradores são acompanhados por criminosos que pedem acesso ao prédio.

Agora, é claro, o porteiro eletrônico não substitui o bom senso. Ele nunca será eficaz se a porta for mantida destrancada, ou se o acesso for garantido sem a devida análise cuidadosa.

Sensores de presença e alarmes

Sensores de presença podem ser simples, mas ainda são bem eficientes. Ao contar com alarmes e serviços de monitoramento 24 horas, eles podem redobrar a segurança de qualquer residência.

A utilização de um mecanismo com infravermelho cria uma espécie de cerca invisível ao redor da casa ou prédio. Seu funcionamento se dá por duas unidades: uma que recebe e outra que emite, postas distantes uma da outra. Constitui-se um feixe de luz infravermelho entre elas que identifica qualquer indivíduo que cruzar o perímetro.

Essa é uma alternativa viável para quem não é muito fã da aparência das cercas elétricas. É preciso tomar alguns cuidados: esse é um dispositivo fácil de disparar. Qualquer objeto que passe por essa trama de luz infravermelha acionará o alarme.

Para isso, temos opções mais sofisticadas disponíveis, capazes de detectar ocorrências de disparos falsos, sem prejudicar a segurança do recurso.

Peças importantes para sistemas de alarme

Para muitos destes sistemas, é importante estar por dentro de outras funções e peças que devem constar. Além de, é claro, estar ciente de todas as normas de segurança para cada alternativa.

No caso das cercas elétricas, por exemplo, muitas delas funcionam à bateria. Essa é uma boa alternativa, uma vez que, a longo prazo, pode trazer mais economia do que as opções ligadas diretamente à rede elétrica.

Quer outro exemplo de extrema importância? Um bom no-break para o seu sistema de segurança. Ninguém está livre dos apagões, quedas de energia e demais problemas que podem ocorrer na rede elétrica.

Quanto consideramos que a maior parte dos sistemas depende disso, o que acontece quando a energia falta? Contar com um bom no-break é garantia de mais segurança e menos problemas para o seu dia a dia.

Assim, você não corre mais o risco de ficar preso entre portões, por exemplo, ou simplesmente desativar seus recursos por falta de energia.