Tem coisa mais chata do que quando você pluga um aparelho eletrônico na tomada e ele não funciona? Esse é um sinal de que sua tomada pode estar com mau contato. Para te ajudar nessa situação a Net Elétrica preparou esse artigo ensinando como corrigir mau contato na tomada, confira:

O que é mau contato?

O mau contato é um termo popular e genérico para definir um aumento da resistência em uma junção de duas partes metálicas onde a energia elétrica trafega. Pode ocorrer na emenda entre dois fios, no contato de um fio com um terminal, no contato entre dois terminais, em tomadas, entre outros.

Sinais de que sua tomada está com mau contato

O sinal mais comum de que uma tomada está com mau contato é no funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Às vezes o aparelho funciona e outras vezes não, mesmo estando ligado na mesma tomada. É normal, nesses casos, tentar ajeitar o plugue, colocando e tirando-o novamente.

Outro sinal de que a tomada está com mau contato é o aparecimento de faíscas e cheiro de queimado quando um equipamento é plugado. Em alguns casos, observa-se que a superfície do plugue apresenta um aspecto chamuscado.  

Além de não funcionar corretamente, uma tomada com mau contato pode ser bastante perigosa, gerando um curto circuito na rede elétrica e até mesmo sendo um risco de incêndio.

Por isso, é importante optar por tomadas de boa qualidade na sua casa ou empresa. Se a instalação elétrica é antiga ela deve ser revisada por um eletricista profissional e as tomadas do padrão antigo substituídas por tomadas do padrão NBR 14136.

Esse é o padrão oficial de tomadas no Brasil, segundo recomendação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Esse modelo de tomada foi escolhido por ser o mais seguro, pois conta com três pinos, sendo um para o condutor terra.

As tomadas do padrão NBR 14136 estão disponíveis para correntes elétricas de 10A e 20A. Todos os aparelhos produzidos e comercializados no Brasil, certificados pelo Inmetro, devem sair da fábrica já com o novo padrão de tomadas.

Você encontra na Net Elétrica as Tomadas da Force Line. Com selo de certificação do Inmetro, são muito mais seguras e apresentam um visual mais suave e discreto, agregando elegância ao ambiente, seja residencial ou comercial. Disponíveis em 10A e 20A, nos modelos simples com uma ou duas tomadas, ou em um conjunto com duas tomadas, uma 10A e outra 20A.

##EI_[horizontal, https://neteletrica.com.br/produto/conjunto-tomada-simples-force-line/22274,https://neteletrica.com.br/produto/conjunto-tomada-simples-20a-force-line/22275,https://neteletrica.com.br/produto/1-conjunto-com-2-tomadas-force-line/22276,https://neteletrica.com.br/produto/conjunto-2-tomadas-simples-20a-force-line/22277,https://neteletrica.com.br/produto/conjunto-2-tomadas-simples-10a-e-20a-force-line/22295]_##

Corrigindo mau contato na tomada

Preparamos um passo a passo para você aprender a corrigir mau contato na tomada, veja:

Atenção: se você não tem experiência com rede elétrica ou não se sente confiante para realizar esse tipo de reparo, aconselhamos procurar um eletricista profissional.

1) Passo 1

Durante todo o processo você deve usar luvas e sapatos com solado de borracha, assim como óculos de proteção.

2) Passo 2

Desligue a energia elétrica na caixa do disjuntor geral.

3) Passo 3

Faça um teste para verificar se a corrente elétrica não está passando pela tomada. Você pode usar um carregador de celular, por exemplo, ou uma chave teste específica para essa função.

4) Passo 4

Retire o espelho da tomada. Se o espelho é preso por parafusos, use uma chave de fenda ou phillips para soltar os parafusos.

5) Passo 5

Solte os parafusos que prendem o suporte da tomada à parede com uma chave de fenda ou phillips.

6) Passo 6

Verifique se todos os fios estão presos firmemente nos conectores. Se estiverem frouxos, use uma chave fenda ou phillips para apertar o parafuso que conecta o fio ao conector.

7) Passo 7

Verifique se algum fio está desencapado. Fios desencapados não devem encostar uns nos outros, pelo risco de curto circuito. Caso algum fio esteja desencapado, enrole-o com fita isolante.

8) Passo 8

Se todos os fios estão presos corretamente nos conectores e não há nenhum fio desencapado, o problema pode ser no módulo da tomada. Nesse caso, adquira um modelo novo compatível e substitua o antigo.

9) Passo 9

Prenda novamente o suporte da tomada na parede e recoloque o espelho.

10) Passo 10

Ligue o disjuntor geral e teste o funcionamento da tomada.

A Net Elétrica é uma empresa que busca atender com excelência as mais variadas necessidades de nossos clientes, proporcionando a melhor experiência de compra.

Contamos com um catálogo de mais de 3.000 produtos oriundos de mais de 100 renomadas marcas do mercado nas categorias de Elétrica, Iluminação, Máquinas, Pintura, Hidráulica, Jardinagem, Ferragens e Segurança. Acesse nosso site e confira!