Certamente você já ouviu a expressão “segurança em primeiro lugar”. Mas o que você faz para garantir que essa frase não fique apenas no discurso? Com altos índices de violência, a vida nas metrópoles apresenta diversos riscos para as pessoas.

Quem mora em casa e até mesmo condomínios não está livre da insegurança. Para enfrentar esse problema, as cercas elétricas e perimetrais apresentam um leque de benefícios para a sua vida.

Equipamentos muito utilizados em residências, essas medidas são consideradas extremamente confiáveis, seguras e econômicas considerando as vantagens que elas trazem para a paz de espírito dos seus beneficiados.

Existem, porém, pontos em particular que devem ser considerados. Onde instalar? Qual o melhor método? Como funciona? 

Aqui, vamos mostrar como você pode proteger o seu lar com as cercas elétricas e perimetrais.

Os pontos de instalação

Antes de efetuar a instalação, é preciso fazer uma análise de risco. Em outras palavras, identificar pontos vulneráveis do seu imóvel para, então, entender como protegê-lo da melhor maneira. Uma casa não tem os mesmos pontos de atenção de um condomínio, certo?

Com essa análise já é possível determinar o melhor local de instalação, seja da central eletrificadora, ou mesmo dos recursos perimetrais como a cerca concertina. Nessa etapa também são determinadas a necessidade de fios e altura das hastes, além da sua proximidade com a vegetação.

Os melhores equipamentos sempre vem com um manual completo contendo informações a respeito da sua instalação da forma mais segura. O estudo prévio do local é seguido da elaboração do projeto por parte do instalador, que decidirá todo o processo junto com o consumidor.

Cercas elétricas e cercas perimetrais: qual a mais segura?

Seja com cerca elétrica ou outros métodos perimetrais, o objetivo final é sempre a segurança perimetral mais eficiente, prevenindo invasões e demais riscos derivados dessa ação.

Para isso, o consumidor conta com opções elétricas ou não elétricas que são normalmente instaladas em muros e fronteiras de imóveis. A função principal é servir de alerta, impedindo ações maliciosas.

É claro, cada método tem suas especificidades. A proteção perimetral sem carga, por exemplo, deve ser utilizada em estruturas mais complexas. Isso serve para dificultar a vida do invasor, impedindo que ele avance na propriedade.

Um exemplo disso é a famosa cerca concertina. Ela possui quatro pontos de perfuração por lâmina, a tornando extremamente cortante. Essa é uma opção impossível de ser escalada. 

Para proteção perimetral sem carga elétrica, o ideal é que seja utilizada uma estrutura mais complexa, para que o invasor seja impedido de alguma forma. Um exemplo desse tipo de proteção é a cerca Concertina, que possui quatro pontos de perfuração por lâmina, o que a torna cortante e, por isso, praticamente impossível de ser escalada.

Cercas concertinas

Feita de arame farpado, a concertina geralmente recebe as farpas depois da fabricação do arame. Isso a torna mais cortante e resistente, mostrando-se extremamente efetiva principalmente em tentativas de escalar muros.

Devido às propriedades da sua fabricação (e mesmo a simplicidade do seu uso), a cerca concertina necessidade de pouca manutenção. A ausência de consumo de energia é um “plus” nesse aspecto.

Sua melhor instalação fica em locais como muros, alambrados, portões, telhados e cercas em geral.

Cercas elétricas

Por outro lado, o funcionamento da cerca elétrica depende da sua ligação a uma central de choque. Além de alimentar a tensão do sistema, também atende à função de controlar e limitar a amperagem.

A combinação de baixa amperagem e pulsos de tensão é um fator intimidador que funciona bem na hora de afastar um invasor, não deixando-o preso, como aconteceria em outras descargas elétricas.

O choque não é letal, mas funciona como um potente aviso, levando muitos consumidores a confiarem mais nesse método para alguns casos. A amperagem pode ser baixa, mas o segredo está no transformador que compõe a central de choque.

É esse transformador que eleva a corrente, que pode chegar a aproximadamente 10 mil volts.  Não apenas o choque, mas o alarme emitido pela cerca elétrica serve para potencializar a segurança do perímetro.

Essa, diferente da concertina, já exige alguma manutenção mais seguida. O ponto alto é um efeito inibidor mais alto: o cidadão vai pensar duas vezes antes de invadir a sua propriedade, isso é certo.

O melhor é combinar os métodos

Para quem está procurando motivos para escolher uma ou outra, é interessante ressaltar que os métodos funcionam de forma complementar. Ambas são eficazes como barreiras físicas, mas trazem atributos próprios.

A cerca concertina oferece um visual impactante, enquanto a cerca elétrica causa menos impacto no ambiente, mas age de forma extremamente eficaz. E mais: elas podem ser instaladas juntas!

Por isso a dica é fazer uma análise precisa do perímetro já estudando uma forma de agregar um pacote completo de soluções para proteger você e a sua família.

Todo cuidado é pouco

Pode ser simples, mas todo cuidado é pouco: a aquisição e instalação de cercas depende sempre da checagem de procedência. Você precisa contar com uma empresa legalmente constituída e com capacitação técnica para garantir a sua segurança.

Os equipamentos precisam seguir as exigências da norma ABNT, respeitando a legislação federal. Afinal de contas, não basta investir em um sistema de segurança: é preciso estar atento a ele para não se meter em uma furada.

Fique atento para outro ponto importante: em caso de queda de energia, seu sistema de segurança precisa continuar funcionando. Para isso, invista em nobreaks e baterias extras. 

A bateria selada, por exemplo, é um bom backup para esses momentos, pois é muito resistente e não necessita de manutenção constante. Desse modo, sua segurança reforçada e seu sistema não corre riscos de se tornar ineficiente. 

Visite o site na Net Elétrica para mais opções dessas peças fundamentais.

Com tudo funcionando direitinho, cercas elétricas e cercas perimetrais são métodos inteligentes de manter a sua segurança e daqueles próximos de você.