Para quem quer renovar o ambiente ou está pensando em pintar a casa por conta própria para economizar, trazemos algumas dicas importantes para que o barato não saia caro.

Afinal, é preciso saber como pintar uma parede corretamente para não precisar refazer o trabalho nem ter manchas ou outros tipos de prejuízos em sua casa.

Veja nosso passo-a-passo de como pintar uma parede:

Tenha todos os materiais

Faça um checklist dos materiais para pintar parede que você precisa comprar. Normalmente, são:

  • Quantidade certa da tinta na cor que você escolheu (é importante escolher o tipo certo, pois varia conforme o efeito e o ambiente onde estará), bem como selador e massa corrida;
  • Fita crepe;
  • Luvas;
  • Jornal velho para cobrir o chão e os móveis;
  • Lixa de parede;
  • Panos de chão
  • Bandeja para tinta e caçamba;
  • Rolo e pincéis para tinta;
  • Trincha e pistola de pintura;
  • Desempenadeira e espátula de massa corrida;
  • Escada.

Dica: confira as escadas da Net Elétrica para tornar mais fácil pintar suas próprias paredes:

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/escada-de-aco-artmix-5-degraus-com-tapete-branco/60838, https://www.neteletrica.com.br/produto/escada-extensivel-de-aluminio-alulev-dupla-13-degraus/60829,https://www.neteletrica.com.br/produto/escada-extensivel-de-aluminio-alulev-dupla-6-degraus/60822]_##

Prepare o ambiente

Afaste todos os móveis das paredes e cubra-os com lençóis velhos ou jornais.

Também tire as cortinas, quadros, lustres de parede e espelhos de luz e aproveite para cobrir o chão com jornal e coloque fita crepe nos rodapés, batentes de porta e margens onde a tinta não será aplicada.

Lixe as paredes

Para paredes que estão mais grossas, use lixas de menor número (entre 80 e 120), que têm maior poder abrasivo.

Em paredes que estão com o acabamento já firme, use lixas entre 220 e 240, que são mais finas.

Após terminar, passe um pano de chão levemente úmido na parede para remover o excesso de pó liberado pela lixa.

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/lixa-tatu-gk-d-agua-80-c-50/21093,https://www.neteletrica.com.br/produto/lixa-dagua-norton-120-c-50/21082,https://www.neteletrica.com.br/produto/lixa-dagua-norton-220-c-50/21086]_##

Aplique o selador nas paredes

Misture bem o selador em seu recipiente e coloque um pouco na bandeja, molhando o rolo de tinta e aplicando na parede em movimentos de sobe e desce.

Caso a primeira aplicação esteja bastante uniforme, não é necessário repetir a ação.

A Net Elétrica possui um vasto estoque de pincéis, trinchas e brochas para sua obra ficar completa:

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/pincel-tigre-ref-815-12-caixa-com-12/22738,https://www.neteletrica.com.br/produto/trincha-condor-700-112-preta-caixa-com-12/22917,https://www.neteletrica.com.br/produto/broxa-retangular-compel-base-pvc-caixa-com-12/22696,https://www.neteletrica.com.br/produto/pistola-para-pintura-alta-pressao-bico-20mm-eda/22743]_##

Aplique a massa corrida

Após o selador ter secado, passe a massa corrida na parede, principalmente em cantos com imperfeições, rachaduras ou furos.

Dica: se a superfície que você está pintando fica em contato com água ou umidade, use uma massa corrida acrílica para proteger a parede.

Deixe secar por pelo menos uma hora.

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/rolo-compel-de-la-09cm/22867,https://www.neteletrica.com.br/produto/rolo-compel-de-la-15-cm-sem-respingo/22870,https://www.neteletrica.com.br/produto/rolo-castor-de-la-topa-tudo-23-cm-538-com-cabo/28405]_##

Lixe a massa corrida

Lixe suavemente toda a superfície novamente e, assim como anteriormente, passe um pano úmido para retirar o excesso de pó.

Aqui, pode ser usada uma lixa mais fina, como a 220.

Já tem todos os seus materiais de pintura? Você também vai precisar de espátula, desempenadeira e caçamba para tinta:

##EI_[vertical,https://www.neteletrica.com.br/produto/espatula-com-cabo-de-madeira-tramontina-02/60812,https://www.neteletrica.com.br/produto/desempenadeira-com-espuma-d23-force-line/21933,https://www.neteletrica.com.br/produto/cacamba-para-tinta-plastica-atlas-610p-10-litros/22704]_##

Aplique a tinta

Siga as instruções do fabricante para mexer a tinta e adicionar água caso seja indicado. Dica: use outro recipiente ou bandeja para diluir a tinta, pois você somente poderá guardar a tinta que sobrou caso ela não esteja diluída.

Comece a pintar a parede em volta das áreas que você demarcou com a fita crepe com um pincel e, somente depois, pinte as áreas maiores da parede com o rolo de pintura, fazendo movimentos de ida e volta.

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/kit-para-pintura-atlas-antigota-com-6-pecas-1017/22707]_##

##EI_[horizontal,https://www.neteletrica.com.br/produto/kit-para-pintura-atlas-la-com-7-pecas-1016/22710]_##

Lembre-se sempre de tirar o excesso de tinta do rolo antes de aplicar na parede. Ele deve rolar por inteiro na parede, e não deslizar sem girar em seu eixo.

Deixe secar pelo menos 4 horas antes de aplicar a segunda demão de tinta, repetindo toda a aplicação desde o começo.

Tudo pronto!

Lembre-se sempre de usar materiais de qualidade, seguir todas as instruções e fazer o processo com calma, assim você saberá como pintar uma parede do jeito certo e sem manchas!